Topo

Comitê de Tóquio 2020 adia visita do presidente do COI por causa da pandemia

10/05/2021 16h36

Tóquio, 10 mai (EFE).- O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 anunciou nesta segunda-feira o adiamento, até uma nova data ainda a ser definida, da visita do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, que estava agendada para a próxima semana.

A principal razão para esta decisão foi "a extensão do estado de emergência" em Tóquio e em outras regiões do país anunciada pelo governo japonês na sexta-feira passada, segundo explicou o comitê organizador em um comunicado.

"Vamos continuar acompanhando a situação da Covid-19 no Japão e outros fatores relevantes para organizar sua visita o mais rapidamente possível", acrescentaram os organizadores.

A visita do presidente do COI estava agendada para os dias 17 e 18 de maio e, embora ainda não tivesse sido oficialmente anunciado, a expectativa é que Bach se reunisse com o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, e viajasse até Hiroshima para assistir ao revezamento da tocha olímpica, de acordo com os meios de comunicação locais.

Na sexta-feira passada, a presidente do comitê organizador de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, já havia admitido que seria "muito difícil" para Bach verificar no terreno o progresso dos preparativos devido à situação atual da pandemia.

Nesse mesmo dia, o governo japonês anunciou a prorrogação até 31 de maio do estado de emergência em Tóquio, Osaka, Quioto e Hyogo, assim como sua decisão de incluir duas outras províncias, Aichi e Fukuoka, devido ao aumento de infecções nesses territórios.

A visita de Bach ao Japão, que deveria ser a primeira desde novembro do ano passado e quando faltam pouco mais de dois meses para a abertura dos Jogos, aconteceria no contexto da contínua rejeição à realização do evento esportivo entre os japoneses.

Segundo a imprensa local, cerca de 75% da população considera que seria melhor adiar ou cancelar os Jogos Olímpicos novamente, devido à situação pandêmica.