Topo

Premiê japonês se diz consciente de preocupação com Jogos e confia em medidas

07/05/2021 21h58

Tóquio, 7 mai (EFE).- O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, afirmou nesta sexta-feira que está consciente da "crescente preocupação por parte do público" em torno da relaização dos Jogos Olímpicos de Tóquio e defendeu a adoção de medidas contra a covid-19 para que haja uma competição segura.

"Estou consciente da crescente preocupação", disse o governante em entrevista coletiva concedida por ocasião da prorrogação até 31 de maio do estado de emergência que está em vigor em Tóquio e outras prefeituras do país.

O governo central japonês optou por prorrogar o alerta, que estava previsto para terminar no dia 11, devido à propagação de cepas mais contagiosas e à pressão persistente sobre o sistema de saúde.

Neste contexto, e questionado sobre a crescente preocupação do público japonês com a segurança (75% acredita que seria melhor adiar ou cancelar o evento), Suga defendeu a tomada de medidas para proteger os cidadãos e avançar com os Jogos Olímpicos.

O primeiro-ministro se referiu à sua recente visita aos Estados Unidos, durante a qual se encontrou com o diretor executivo da empresa farmacêutica Pfizer e onde afirmou ter levantado a oferta de doação de vacinas para atletas e outros profissionais, "que se materializou" após consultar o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Isto, que permite que mais participantes cheguem ao país vacinados, juntamente com "medidas rigorosas" para evitar qualquer contato com o público e os testes diários que pretendem realizar nos atletas, "protegerá a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, será possível realizar os Jogos em segurança".

O primeiro-ministro também pediu a aceleração da campanha de vacinação do país, que está muito atrasada em relação a outros países.

O Japão está no meio de uma quarta onda de contágios, e espera-se que o arquipélago registre hoje mais de 6.000 novas infecções, o maior número de casos diários desde janeiro, quando o estado de emergência anterior estava em vigor, noticiou a imprensa local.

Além de prolongar o alerta sanitário até o final deste mês, as autoridades incluíram duas novas prefeituras, Aichi e Fukuoka. As autoridades de Fukuoka planejam pedir o cancelamento do revezamento da tocha no território, de acordo com a agência "Kyodo".