Topo

Nadal vence prêmio Laureus de melhor atleta masculino pela 2ª vez

07/05/2021 01h30

Sevilha (Espanha), 6 mai (EFE).- O tenista espanhol Rafael Nadal conquistou nesta quinta-feira o prêmio Laureus de melhor atleta de 2020 entre os homens, em uma cerimônia de gala sediada na cidade de Sevilha, mas realizada de maneira virtual devido à pandemia do coronavírus.

Nadal já havia sido eleito o melhor de 2011, além de ter obtido a honraria na categoria revelação em 2005 e como retorno do ano em 2013. Nesta edição, pesou a favor do espanhol ter vencido o torneio de Roland Garros pela 13ª vez e chegado a 20 títulos de Grand Slam na carreira, igualando o suíço Roger Federer.

O atleta de 34 anos, que não participou do evento por estar disputando o Masters 1000 de Madri, recebeu os parabéns do jogador de futebol argentino Lionel Messi, da ex-tenista tcheca naturalizada americana Martina Navratilova, do ex-golfista sul-africano Gary Player e do jogador de basquete Pau Gasol.

Antes de anunciar o prêmio para Nadal, a Academia Laureus concedeu um reconhecimento especial por seu compromisso social, pela igualdade e contra o racismo ao britânico Lewis Hamilton, atual campeão mundial de Fórmula 1.

O tênis dominou esta edição da premiação. Entre as mulheres, a melhor atleta foi a tenista japonesa Naomi Osaka, enquanto a americana Billie Jean King, ícone da modalidade, foi premiada por sua trajetória.

A melhor equipe de 2020, na visão do Laureus, foi o time de futebol do Bayern de Munique, que faturou a Liga dos Campeões, a Supercopa Europeia, o Campeonato Alemão, a Copa da Alemanha e a Supercopa da Alemanha. Ainda dentro do futebol, o egípcio Mohamed Salah ganhou como inspiração no esporte.

A revelação do ano foi o jogador de futebol americano Patrick Mahomes, campeão pelo Kansas City Chiefs e eleito MVP do Super Bowl. O prêmio de melhor retorno ficou com o esquiador canadense Max Parrot, enquanto o momento esportivo do ano foi protagonizado pelo triatleta americano Chris Nikic, primeira pessoa com Síndrome de Down a completar uma prova de Iron Man.

A cerimônia de gala foi apresentada pela atriz sevilhana Paz Vega e foi intercalada com anúncios dos vencedores com imagens dos protagonistas e também da cidade que sediou a cerimônia.