Topo

Presidente da Uefa critica Superliga: "Avareza, egoísmo e narcisismo"

19/04/2021 15h31

Madri, 19 abr (EFE).- O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, afirmou que o projeto de criação da Superliga Europeia é fruto "da avareza, do egoísmo e do narcisismo de alguns", e que a organização estudará a participação na próxima Eurocopa dos jogadores dos clubes envolvidos.

"Estamos analisando a situação com a nossa equipe jurídica. Ainda é cedo porque anunciaram ontem (a criação da Superliga). Vamos impor todas as sanções que pudermos o quanto antes, tirá-los de todas as competições e proibir os jogadores de participarem das nossas competições", comentou o dirigente.

Após a reunião do Comitê Executivo que aprovou nesta segunda-feira, em Montreux, na Suíça, as mudanças nas competições de clubes a partir de 2024, Ceferin repudiou a falta de sinceridade e a forma como agiram os 12 clubes fundadores da Superliga.

"A Superliga estava sendo tramada há anos por pessoas como Florentino Pérez (presidente do Real Madrid) e Andrea Agnelli (presidente da Juventus). Poderia ser falada conosco, estávamos dispostos a ajudar. Há alguns dias, recebemos uma proposta interessante e disseram que não era preciso falar nada. Isso tem a ver com a avareza, o egoísmo e o narcisismo de alguns", acrescentou.

No entanto, Ceferin deixou a porta aberta para os clubes que queiram sair do projeto da Superliga e voltar às competições da Uefa.

"Não quero que fiquem de joelhos. Eu pediria respeito, algo que até agora não tem sido abundante. A condição é que um clube respeite os outros clubes", argumentou.

"O presidente da Associação Europeia de Clubes (Agnelli, mandatário da Juventus), fugiu de sua própria organização, não quero culpas, nem assuntos pessoais. Fico surpreso, nunca imaginei que poderíamos chegar até aqui", declarou.