Topo

Premiê britânico anuncia retorno gradual do público aos eventos esportivos

23/11/2020 18h03

Londres, 23 nov (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou nesta segunda-feira que será autorizada a presença de público em eventos esportivos nas regiões do território com menor risco de contágio o novo coronavírus, ao término do confinamento imposto na Inglaterra, em 2 de dezembro.

O líder conservador, que segue isolado após o contato com uma pessoa que deu positivo para o patógeno que provoca a Covid-19, fez uma declaração virtual dirigida aos integrantes da Câmara dos Comuns, que são os deputados britânicos.

Na fala dirigida ao Parlamento, o premiê confirmou o retorno parcial dos torcedores aos estádios esportivos após o atual confinamento parcial imposto à Inglaterra. A partir de então, o país voltará a um sistema de três níveis de restrições seletivas.

Assim, em áreas do país consideradas de "alto risco" - nível de restrição "três" -, os espectadores ainda não serão permitidos em eventos esportivos, independentemente de serem ao ar livre ou em recintos fechados.

Segundo antecipou mais cedo a emissora britânica "BBC", até 4 mil pessoas poderão comparecer a eventos esportivos, desde que sejam disputados ao ar livre. Nas áreas de nível 2, até 2 mil pessoas poderão entrar nos estádios. Já o nível 3 não permitirá a presença de público, e as restrições serão mantidas.

Esta será a primeira vez desde março que as partidas oficiais poderão receber público. Antes do começo da temporada, foram feitos testes em amistosos, com a presença de até 2.500 pessoas, mas o plano de volta gradual a partir de 1º de outubro acabou sendo adiado por causa do aumento de casos de Covid-19 no Reino Unido.