Topo

Cristiano Ronaldo e Messi se enfrentarão na fase de grupos da Champions

01/10/2020 18h40

Redação Central, 1 out (EFE).- A Juventus, do português Cristiano Ronaldo, e o Barcelona, do argentino Lionel Messi, estarão no mesmo grupo na Liga dos Campeões, em sorteio que acontece nesta quinta-feira, em Genebra, na Suíça.

Essa será a primeira vez na história que os dois craques, protagonistas de consecutivas edições do torneio continental, se enfrentarão nesta primeira etapa da competição, já que por muitos anos defenderam equipes do mesmo país ou então que estavam entre os cabeças de chave.

"Inimigos íntimos" ao longo da trajetória profissional de ambos, seja por títulos ou por prêmios individuais, Cristiano Ronaldo e Messi não se enfrentam em partida oficial desde que o português deixou o Real Madrid, em julho de 2018.

Pela Liga dos Campeões, os craques se enfrentaram na temporada 2007-2008, quando CR7 ajudou o Manchester United a despachar o Barça nas semifinais; já no ano seguinte, em que o time catalão foi campeão ao superar os Diabos Vermelhos na decisão; e nas semis em 2010-2011, em que os 'blaugranas' eliminaram o Real Madrid.

No sorteio realizado hoje, que teve entre os convidados especiais o marfinense Didier Drogba, vencedor do Prêmio do Presidente da Uefa, pelos feitos como jogador, e o francês Florent Malouda, Juventus e Barcelona caíram no grupo G.

Ambos partirão como francos favoritos na chave, que ainda será composta por dois azarões: Dínamo de Kiev e Ferencvaros. Curiosamente, o atual campeão húngaro é treinado por Serhiy Rebrov, um dos grandes ídolos da equipe ucraniana.

Atual campeão da 'Champions' e recente vencedor da Supercopa da Europeia, o Bayern de Munique foi sorteado como o cabeça de chave do grupo A, que também terá o Atlético de Madrid. Na temporada passada, o time espanhol também cruzou o caminho do detentor do título, no caso, o Liverpool, e avançou nas oitavas de final.

A chave que terá bávaros e 'Colchoneros' ainda tem o Red Bull Salzburg, da Áustria, e o Lokomotiv Moscou, da Rússia.

Vice em 2019-2020, o Paris Saint-Germain, de Neymar, caiu no grupo H, em que terá adversários complicados, o tradicional Manchester United, o RB Leipzig, em reedição da semifinal na temporada passada, e o Istanbul Basaksehir, atual campeão turco.

Maior campeão da 'Champions', o Real Madrid está no grupo B, onde enfrentará a atual segunda colocada da Liga Europa, a Inter de Milão, em clássico do futebol mundial, além do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e o Borussia Mönchengladbach, da Alemanha.

O Liverpool, que conquistou a Liga dos Campeões em 2018-2019, encarará as surpresas das duas últimas edições do torneio no grupo D, o Ajax, da Holanda, e a Atalanta, da Itália. A chave ainda conta com o modesto Midtjylland, da Dinamarca.

O Sevilla, atual campeão da Liga Europa, está no grupo E, com o Chelsea, da Inglaterra, além do Krasnodar, da Rússia, e o Rennes, da França. O grupo C tem Porto, Manchester City, Olympiacos e Olympique de Marselha; e o F tem Zenit São Petersburgo, Borussia Dortmund, Lazio e Club Brugge.

Confira os grupos e o calendário da fase de grupos da Liga dos Campeões:.

GRUPO A: Bayern de Munique (ALE), Atlético de Madrid (ESP), Red Bull Salzburg (AUT) e Lokomotiv Moscou (RUS).

GRUPO B: Real Madrid (ESP), Shakhtar Donetsk (UCR), Inter de Milão (ITA) e Borussia Mönchengladbach (ALE).

GRUPO C: Porto (POR), Manchester City (ING), Olympiacos (GRE) e Olympique de Marselha (FRA).

GRUPO D: Liverpool (ING), Ajax (HOL), Atalanta (ITA) e Midtjylland (DIN).

GRUPO E: Sevilla (ESP), Chelsea (ING), Krasnodar (RUS) e Rennes (FRA).

GRUPO F: Zenit São Petersburgo (RUS), Borussia Dortmund (ALE), Lazio (ITA) e Club Brugge (BEL).

GRUPO G: Juventus (ITA), Barcelona (ESP), Dínamo de Kiev (UCR) e Ferencvaros (HUN).

GRUPO H: Paris Saint-Germain (FRA), Manchester United (ING), RB Leipzig (ALE) e Istambul Basaksehir (TUR).

Calendário:

1ª rodada: 20 e 21 de outubro.

2ª rodada: 27 e 28 de outubro.

3ª rodada: 3 e 4 de novembro.

4ª rodada: 24 e 25 de novembro.

5ª rodada: 1 e 2 de dezembro.

6ª rodada: 8 e 9 de dezembro.