Topo

Conmebol sobe número de inscritos por time em torneios e altera Copa América

14/08/2020 02h21

Assunção, 13 ago (EFE).- A Conmebol decidiu nesta quinta-feira, em reunião realizada por videoconferência, aumentar de 30 para 40 o número de jogadores inscritos por clube na Taça Libertadores e na Copa Sul-Americana, além de introduzir algumas mudanças na Copa América de 2021, a fim de reduzir as viagens entre os locais de competição.

O Conselho, o órgão máximo da Conmebol, elevou a quantidade de atletas que as equipes podem colocar em seu plantel para que possam manter seus níveis de competitividade diante imprevistos decorrentes da pandemia da Covid-19.

"Caso um clube não possa aparecer para disputar o jogo porque não tem atletas suficientes em condições, ele será declarado derrotado por W.O.", afirmou a entidade em comunicado.

A Libertadores será retomada em 15 de setembro, quase seis meses após ter sido paralisada devido à crise sanitária, e a Copa Sul-Americana voltará em 27 de outubro. Ambas, prometeu a Conmebol, cumprirão todos os protocolos e medidas preventivas para evitar o contágio pelo vírus SARS-CoV-2.

A Conmebol aprovou ajustes no protocolo de saúde relacionados aos prazos para a entrega de testes de detecção do coronavírus, bem como aspectos relacionados à verificação das condições de saúde das pessoas envolvidas nos jogos.

Também foi criada uma equipe de ligação para trabalhar diretamente com as federações nacionais, clubes participantes e autoridades sanitárias de cada país para coordenar detalhes relativos ao reinício de ambos os torneios.

COPA AMÉRICA 2021.

As mudanças definidas na Copa América de 2021, que será realizada na Argentina e na Colômbia, permitirão uma redução nas viagens entre locais e um aumento nos dias de descanso das equipes classificadas entre a fase de grupos e as quartas de final.

A partida de abertura está marcada para 11 de junho, em Buenos Aires, enquanto a final será realizada em Barranquilla, no dia 10 de julho. No mesmo dia, haverá a disputa pelo terceiro lugar em Bogotá.

O Conselho decidiu autorizar, além das substituições por lesão, a troca de até três jogadores da lista de cada país, uma vez concluída a fase de grupos. As substituições devem vir da lista provisória de 50 jogadores apresentada por cada seleção antes do torneio.

Segundo a Conmebol, trabalho de coordenação com as autoridades de ambos os países está progredindo sem problemas, apesar das dificuldades decorrentes da pandemia.