Topo

PSG e Atalanta abrem as quartas de final da Liga dos Campeões

11/08/2020 17h08

Redação Central, 11 ago (EFE).- Paris Saint-Germain e Atalanta abrirão nesta quarta-feira, às 16h (horário de Brasília), a fase de quartas de final da Liga dos Campeões, em reta final do torneio de clubes que está sendo apelidada de "mini Copa do Mundo".

Isso porque, os oito classificados estarão reunidos em uma sede única, no caso, Portugal, para duelos em jogo único, até a definição do campeão da temporada, após mudança do tradicional formato devido a pandemia da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

Nos últimos anos, quartas e semis ocorrem em ida e volta e apenas a decisão acontece em uma só partida, em estádio pré-definido - neste ano, o título seria definido no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul. A Uefa, no entanto, preferiu passar as etapas finais para um local com baixa incidência de contágio do patógeno.

PSG e Atalanta seguem vivos, depois de diferentes previsões, na chamada "chave dos inéditos", já que as duas equipes, além de RB Leipzig e Atlético de Madrid, também nunca conquistaram a 'Champions'. Os vencedores dos dois duelos se pegarão nas semifinais.

O time francês, um dos que mais investiu em contratações no mundo nos últimos anos, desde a temporada 1994-1995 não consegue ficar entre os quatro melhores. Na ocasião, depois de passar pelo Barcelona, nas quartas, com Raí e Valdo no time, acabou caindo diante do Milan.

A Atalanta, por sua vez, faz uma grande campanha logo na primeira participação na Liga dos Campeões, um ano depois de alcançar o melhor resultado no Campeonato Italiano, com a terceira posição (em 2019-2020), a equipe terminou no quarto posto.

A diferença do poderio entre as duas equipes pode ser observada apenas com um rápido olhar nas folhas salariais. Segundo o jornal francês "L'Équipe", o custo anual de todo o elenco do time de Bérgamo chega, no máximo, 36 milhões de euros (R$ 228,1 milhões), que é o valor recebido em 12 meses por Neymar.

E não faltam craques para fazer companhia ao atacante brasileiro, com o francês Kylian Mbappé, o argentino Mauro Icardi, italiano Marco Verratti, os também brasileiros Thiago Silva (que está de saída) e Marquinhos, entre outros.

Dois jogadores que começaram a temporada deixaram o PSG depois da conclusão antecipada do Campeonato Francês e não participarão da reta final da 'Champions', o atacante uruguaio Edinson Cavani, que deve ser anunciado em breve pelo Benfica, e o lateral-direito belga Thomas Meunier, que foi para o Borussia Dortmund.

Foram inscritos o promissor zagueiro holandês Mitchel Bakker, de apenas 20 anos, e o atacante camaronês Eric Maxim Choupo-Moting, que até hoje não conseguir brilhar com a camisa do representante tricolor de Paris.

A principal dúvida para o técnico alemão Thomas Tuchel é quanto a utilização de Mbappé, que se lesionou durante a final da Copa da França, em que o PSG bateu o Saint-Éttiene. Sem o astro, o espanhol Pablo Sarabia completará o setor ofensivo que também terá Neymar e Icardi.

A Atalanta, por sua vez, tentará dar mais um passo na história épica nesta edição da 'Champions', já que começou a fase de grupos com três derrotas, para Dínamo de Zagreb (4 a 0), Shakhtar Donetsk (2 a 1) e Manchester City (5 a 10).

Depois disso, os comandados por Gianpiero Gasperini ainda empataram com o adversário inglês, antes de ganhar dos campeões de Croácia e Ucrânia e passar em segundo na chave. Na sequência, o time de Bérgamo "varreu" o Valencia, com vitórias por 4 a 1 e 4 a 3.

No jogo com o PSG, no entanto, a Atalanta não terá duas peças importantes, o goleiro italiano Pierluigi Gollini, que está lesionado, e o atacante esloveno Josip Ilicic, autor de cinco dos oito gols da equipe nas oitavas de final, que está afastado do elenco por causa de problemas particulares.

O jogo desta quarta-feira acontecerá no Estádio da Luz, em Lisboa, que também será palco da decisão do título, no dia 23 de agosto.

Prováveis escalações:.

Atalanta: Sportiello; Djimsiti, Rafael Tolói e, Palomino; Hateboer, De Roon, Freuler e Gosens; Pasalic, Gómez e Zapata. Técnico: Gianpiero Gasperini.

Paris Saint-Germain: Navas; Kehrer, Thiago Silva, Kimpembe e Kurzawa; Marquinhos, Gueye e Herrera; Sarabia, Neymar e Icardi. Técnico: Thomas Tuchel.

Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra), auxiliado pelos compatriotas Gary Beswick e Adam Nunn.

Estádio da Luz, em Lisboa (Portugal).