Topo

City vence Real, e Zidane sofre 1ª eliminação de Champions como técnico

08/08/2020 02h27

Manchester, 7 ago (EFE).- Com participações decisivas de Gabriel Jesus como herói e de Raphaël Varane como vilão, o Manchester City derrotou nesta sexta-feira o Real Madrid por 2 a 1 em casa, no Etihad Stadium, em jogo de volta pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, e garantiu vaga na próxima fase da competição.

O duelo de ida entre as duas equipes aconteceu em fevereiro, antes da paralisação provocada pela pandemia do novo coronavírus, e o City havia construído boa vantagem ao ter vencido pelo mesmo placar em pleno estádio Santiago Bernabéu.

Campeão das três edições da Liga dos Campeões anteriores das quais participou como técnico, Zinedine Zidane sofreu nesta sexta-feira a primeira eliminação no torneio à frente de uma equipe. E parte dessa decepção ficou por conta de Varane, que falhou nos dois gols do atual vice-campeão inglês, um marcado por Sterling e outro por Gabriel Jesus.

Benzema marcou o que, no momento, tinha sido o empate para o Real, mas não conseguiu evitar a primeira queda de 'Zizou', que conduziu o time madrilenho às conquistas continentais em 2016, 2017 e 2018.

A partir das quartas de final, a Liga dos Campeões terá todas as eliminatórias decididas em jogo único em Lisboa, em Portugal. Na luta para chegarem às semifinais, os comandados do técnico Josep Guardiola enfrentarão o Lyon, algoz da Juventus, no sábado da semana que vem, no estádio José Alvalade.

A principal ausência do City hoje foi o atacante Sergio Agüero, que, machucado, deu lugar a Gabriel Jesus. Os outros dois brasileiros do elenco também foram titulares: o goleiro Ederson e o volante Fernandinho, que, como em muitas outras vezes nesta temporada, foi improvisado na zaga.

Pelo Real, o zagueiro Sergio Ramos cumpriu suspensão e foi substituído por Éder Militão. O volante Casemiro e o atacante Rodrygo também começaram jogando, e o lateral-esquerdo Marcelo e o também atacante Vinícius Júnior foram reservas.

O City, que já tinha a vantagem de ter vencido por 2 a 1 na partida de ida, saiu à frente no placar aos oito minutos. Os visitantes tentaram sair do campo de defesa trocando passes, mas Gabriel Jesus roubou de Varane na esquerda da área e rolou para Sterling, que completou para o fundo da rede e marcou seu 100º gol pelos 'Citizens'.

Melhores no começo de partida, os anfitriões quase marcaram o segundo aos 14, mais uma vez com Sterling. O atacante inglês foi acionado por De Bruyne e tentou por cobertura, mas errou o alvo por pouco.

Aos poucos, o Real reagiu, e o goleiro Ederson trabalhou com dificuldade duas vezes em seguida, aos 20 minutos, em chute de Benzema, e aos 22, em batida de Hazard no canto. Até que, aos 27, Rodrygo fez linda jogada pela direita e cruzou na medida para Benzema, que cabeceou no contrapé de Ederson e deixou tudo igual.

Aos 41, quase o show de horrores da defesa dos visitantes se repetiu. O goleiro Courtois deu um presente para Foden, que limpou e bateu, errando o alvo por centímetros.

O panorama não mudou na etapa final, e continuou havendo chances para os dois lados. Aos 17 e aos 18 minutos, Benzema fez duas tentativas, mas a primeira foi por cima do alvo e a segunda foi interceptada por Ederson.

Quem, no entanto, voltou à rede foram os donos da casa, em mais um erro de Varane, aos 23. Após lançamento pelo alto, o zagueiro francês tentou recuar para Courtois, mas Gabriel Jesus se antecipou, tocou na saída do golerio belga e desempatou.

A essa altura, o Real precisava de dois gols, mas quem esteve mais perto de marcar novamente foi o City. Aos 40 minutos, David Silva bateu falta com categoria e até acertou a rede, mas pelo lado de fora.

Ficha técnica:.

Manchester City: Ederson; Walker, Laporte, Fernandinho e Cancelo; Rodri (Otamendi), Gündogan e De Bruyne; Foden (Bernardo Silva), Sterling (David Silva) e Gabriel Jesus. Técnico: Josep Guardiola.

Real Madrid: Courtois; Carvajal (Vázquez), Varane, Éder Militão e Mendy; Casemiro, Kroos e Modric (Valverde); Rodrygo (Asensio), Hazard (Jovic) e Benzema. Técnico: Zinedine Zidane.

Árbitro: Felix Brych (Alemanha), auxiliado pelos compatriotas Mark Borsch e Stefan Lupp.

Cartão amarelo: Modric (Real Madrid).

Gols: Sterling e Gabriel Jesus (Manchester City); Benzema (Real Madrid).

Estádio: Etihad Stadium, em Manchester.