Topo

West Bromwich perde, e Leeds garante volta à 1ª divisão após 16 anos

17/07/2020 22h14

Redação Central, 17 jul (EFE).- O Leeds United, do técnico argentino Marcelo Bielsa, garantiu a volta à primeira divisão do Campeonato Inglês nesta sexta-feira depois de 16 anos, mesmo sem entrar em campo, graças à derrota do West Bromwich para Huddersfield por 2 a 1, no jogo que abriu a 45ª e penúltima rodada da segundona.

Vice-campeão europeu em 1975 e dono de três títulos do Inglês, o último deles obtido na temporada 1991-1992, o Leeds viveu momentos de baixa neste século e chegou a figurar na 'League One', a terceira categoria do país, de 2007 a 2010, mas agora, sob o comando de Bielsa, retorna à elite.

O time dirigido pelo argentino soma 87 pontos e só pode ser alcançado pelo Brentford, que tem 81 e assumirá a vice-liderança neste sábado caso ao menos empate com o Stoke City como visitante. Além disso, caso o Stoke não seja derrotado, o Leeds assegurará também o título da chamada 'Championship'.

Na segunda divisão inglesa, o campeão e o vice sobem de maneira direta, enquanto um playoff envolvendo do terceiro ao sexto colocados define o último acesso.

O Hudderslfield, que na temporada passada disputou a 'Premier League', jogou em casa e fez 1 a 0 logo aos quatro minutos de bola rolando, com gol de Willock. O'Shea empatou aos 42, mas na segunda etapa, aos 41, Smith Rowe garantiu o triunfo da equipe anfitriã, que, dessa forma, escapou da queda para a terceirona. Já o WBA, que chegou a lutar pela liderança, corre o risco de ter de encarar o mata-mata.