Topo

Tottenham tropeça no Bournemouth e se complica na briga pela Liga Europa

09/07/2020 20h45

Londres, 9 jul (EFE).- O Tottenham empatou nesta quinta-feira com o Bournemouth em 0 a 0, fora de casa, e se complicou na luta por vaga na Liga Europa, que nesta temporada pode contemplar até o oitavo colocado do Campeonato Inglês, devido a punição ao Manchester City.

O time do meia-atacante brasileiro Lucas Moura, que entrou em campo no segundo tempo, reclamou muito da arbitragem de Paul Tierney, que não marcou um pênalti aos 4 minutos da etapa inicial, em cima do atacante inglês Harry Kane. Nem o dono do apito, nem a equipe do VAR considerou falta no lance.

Nos instantes finais, o Bournemouth chegou a balançar a rede, quando o atacante inglês Callum Wilson marcou com estilo. A equipe de vídeo identificou um toque na mão do atacante norueguês Joshua King e anulou o lance.

Com o empate de hoje, o Tottenham chegou aos 49 pontos, na nona colocação. Hoje, os comandados pelo português José Mourinho, atuais vice-campeões continentais, não iriam à Liga Europa mesmo se a punição do Manchester City, por descumprimento do Fair Play Financeiro, seja confirmada e o clube for suspenso por um ano.

Na Inglaterra, os quatro primeiros colocados vão à Liga dos Campeões e mais três equipes à competição continental secundária, a princípio, o ocupante do quinto na tabela e os dois campeões de copas. Os 'Citizens' já estão garantidos no 'top-4' e, neste momento, abririam vaga para o quinto do campeonato.

Além disso, o time treinado pelo espanhol Josep Guardiola conquistou a Copa da Liga, o que garante a ida de mais um time do Inglês na Liga Europa. Na Copa da Inglaterra, estão vivos Arsenal, Manchester City, além de Manchester United e Chelsea. Se o campeão ficar entre os primeiros do campeonato, mais uma vaga será aberta.

Assim, se os 'Citizens' mantiverem o segundo lugar atual e forem punidos, irão à 'Champions', o Liverpool, além do terceiro, quarto e quinto colocados do Inglês. Sexto, sétimo e oitavo na tabela, por sua vez, iriam ao torneio secundário, o que hoje representaria o Tottenham fora dessa lista.

O Bournemouth, por sua vez, segue dentro da zona de rebaixamento, na 18ª posição, com 28 pontos, três a menos que o Watford, primeiro entre os que não cairiam para a segunda divisão.

Em outro jogo disputado nesta quinta-feira, Everton e Southampton, 11º e 12º na tabela de classificação, respectivamente, também complicaram as chances de irem à Liga Europa, após empatarem em 1 a 1, em partida disputada no Goodison Park.

O atacante inglês Danny Ings foi responsável por abrir o placar, aos 31 do primeiro tempo. Pouco depois, aos 43, Richarlison deixou tudo igual e definiu o placar.

O Everton, que hoje também contou com Bernard, que entrou no segundo tempo, foi aos 45 pontos, enquanto o Southampton foi a 44.