Topo

Ranking do circuito feminino de tênis é adaptado devido à pandemia

09/07/2020 20h48

Redação Central, 9 jul (EFE).- A WTA, responsável pelo circuito profissional feminino de tênis, anunciou ajustes e revisões temporárias em seu ranking oficial para se adaptar à nova situação competitiva após a crise provocada pelo novo coronavírus.

Enquanto o circuito se prepara para retomar sua atividade, a WTA decidiu seguir a iniciativa de dias antes do ATP - encarregada do circuito masculino - e estender o período de cálculo da classificação para 22 meses: de março de 2019 a dezembro de 2020, tanto para torneios individuais quanto de duplas.

Tradicionalmente, o ranking WTA é baseado em um sistema de 52 semanas com os resultados dos 16 melhores torneios em simples e 11 melhores nas duplas. Os pontos dos torneios Grand Slam, WTA Finals e WTA Premier são as pontuações mais altas.

A pandemia levou à paralisação do circuito e ao congelamento do ranking a partir de 16 de março deste ano, de modo que os pontos serão estendidos além das 52 semanas habituais para que as jogadoras não sejam prejudicadas pela suspensão.

"A fim de equilibrar a justiça e a flexibilidade para todos os participantes, o ranking WTA seguirá o melhor de 2019 e 2020, conforme decidido pela ATP", disse a WTA em comunicado.

Ao tomar esta decisão, vários aspectos foram levados em consideração, incluindo o cronograma revisado para 2020, bem como outros como restrições de viagem, inconvenientes e dificuldades no deslocamento para competir.

"Sob o sistema revisado, o ranking de um jogador será composto de seus melhores 16 resultados em simples e melhores 11 resultados em duplas com base nos pontos conquistados entre março de 2019 e dezembro de 2020. A classificação de um jogador incluirá os pontos conquistados em eventos de nível WTA Tour e Grand Slam. Além disso, uma jogadora não poderá contar duas vezes o mesmo resultado no WTA Tour ou no Grand Slam em sua classificação", explicou a entidade.

Entretanto, ainda segundo a Associação, para a definição das tenistas classificadas para o WTA Finals, torneio de encerramento da temporada, serão levados em conta apenas os resultados deste ano.