Topo

Federação divulga protocolo do Campeonato Holandês com até 40% de público

Danilo, atacante brasileiro do Ajax, durante partida contra o Getafe, pela Liga Europa - Arquivo pessoal/Danilo
Danilo, atacante brasileiro do Ajax, durante partida contra o Getafe, pela Liga Europa Imagem: Arquivo pessoal/Danilo

Haia (Holanda)

09/07/2020 20h26

A Federação Holandesa de Futebol divulgou hoje o protocolo de disputa de competições, em que permitirá presença de público nos estádios, que vai de 20% a 40%, durante a temporada 2020-2021, sem que haja torcida das equipes visitantes.

O documento, de cerca de 80 páginas, propõe aos clubes que dividam os espectadores em diferentes grupos. Em primeiro lugar, os que comprarem ingressos individuais, que deverão estar separados por 1,5 metro ou quatro assentos livre.

Serão liberadas a estarem próximas de duas a três pessoas que comprovem viver na mesma casa, que não precisarão de distanciamento, além de jovens de 12 a 18 anos.

Menores de 12 anos, por sua vez, estarão totalmente liberados de cumprir qualquer medida de segurança e poderão se sentar em qualquer lugar da arquibancada.

O protocolo da federação não recomenda que os espectadores utilizem máscara no estádio, algo que, na Holanda, só é obrigatório no transporte público.

Um dos temores dos dirigentes é que aconteçam aglomerações na antes e depois das partidas, por isso, os clubes foram orientados a estabelecer faixas de horário para entrada e saída dos torcedores.

Os ingressos para visitantes foram vetados, neste momento, por uma "falta de familiaridade" com a distribuição dos assentos.

As normas valerão para os primeiros jogos da temporada 2020-2021, que terá início em 12 de setembro. Ao longo da competição, a federação avaliará a situação epidemiológica para relaxar ou intensificar as medidas para evitar o contágio.

O protocolo não menciona proibição a cantos e gritos de torcedores, algo que chegou a ser sugerido pelo primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte.