Topo

Papa leiloará presentes de atletas para arrecadar fundos contra pandemia

04/06/2020 14h41

Cidade do Vaticano, 4 jun (EFE).- O papa Francisco anunciou nesta quinta-feira que irá leiloar presentes de alguns atletas, como o campeão de ciclismo, o eslovaco Peter Sagan, e do ex-jogador italiano Francesco Totti para arrecadar fundos para os hospitais no norte da Itália, os mais afetados pela pandemia da Covdi-19.

Francisco promoveu a iniciativa de caridade "Nós corremos juntos", organizada pela Athletica Vaticana e pelo grupo esportivo da Guarda Financeira, a polícia tributária italiana, entre outros.

O dinheiro arrecadado será destinado a dois hospitais, o Papa João XXIII, em Bérgamo, e a Fundação Poliambulanza, em Brescia, na região da Lombardia, a mais afetada pelo novo coronavírus desde o início da crise, em 21 de fevereiro.

O leilão começará na próxima segunda-feira, 8 de junho, por meio da plataforma "CharityStars.com" e toda semana, durante pelo menos dois meses, novos itens serão oferecidos.

Os primeiros itens a serem leiloados, entre outros, são uma bicicleta personalizada doada ao papa por Peter Sagan, além de uma camisa da Roma de edição limitada e faixa de capitão de Totti, ambas autografadas.

O uniforme completo, uma sessão de treinamento e um jantar com o velocista italiano Filippo Tortu também serão sorteados; as botas de esqui da campeã Sofia Goggia e a camisa que o ex-piloto de Fórmula 1 Alex Zanardi usava nas Paraolimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Francisco explicou que esta campanha visa "ajudar e agradecer aos enfermeiros e funcionários dos hospitais que vivem sua profissão como uma vocação, heroicamente, arriscando suas vidas para salvar outras pessoas". EFE

gsm/phg