Topo

Tóquio 2020 adia evento teste e aumenta tensão diante do avanço da Covid-19

Tóquio 2020 - Reprodução
Tóquio 2020 Imagem: Reprodução

Tóquio (Japão)

03/03/2020 17h36

Os comitês organizadores locais dos Jogos Olímpicos e dos Paralímpicos de Tóquio, do Japão, anunciaram hoje que um evento teste de rúgbi em cadeira de rodas foi adiado, como medida preventiva contra a propagação do coronavírus.

A competição aconteceria entre 12 e 15 de março, na capital japonesa, com a participação de atletas locais e estrangeiros.

A decisão de não realizar mais a disputa é uma resposta ao pedido do governo, de que atividades culturais e esportivas com grande público devam ser canceladas, para que a expansão da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, prossiga no país.

"Tóquio 2020 organizará o evento de teste de alguma forma em abril, após garantir a segurança e do entorno", apontaram os comitês organizadores locais por meio de comunicado.

Os órgãos e o Comitê Olímpico Internacional (COI) seguem sustentando que os Jogos acontecerão conforme o planejado, no entanto, os diversos cancelamentos de competições teste geral preocupação, cinco meses antes da primeira Cerimônia de Abertura, em 24 de julho.

Uma competição de escalada, que aconteceria entre sexta-feira e sábado desta semana, não terá a participação de atletas, que serão substituídos por funcionários dos comitês locais, para que seja avaliado o desempenho operativo do local de disputa.

Ao todo, 17 eventos testes estão previstos, o último no dia 8 de maio. O mais esperado é o da ginástica, dos dias 4 a 6 de abril, em que atletas estrangeiros de ponta são aguardados.