Topo

Maratona de Tóquio será restrita à elite por causa do coronavírus

Charly Triballeau/AFP
Imagem: Charly Triballeau/AFP

17/02/2020 13h57

Os organizadores da Maratona de Tóquio, no Japão, anunciaram hoje que apenas os atletas de elite participarão da prova, vetando assim a presença dos corredores amadores, pelo medo da propagação do coronavírus. O evento será realizado no dia 1º de março e é classificatório para os Jogos Olímpicos,

"Seria difícil realizar essa competição, em que participam tantas pessoas, enquanto são confirmadas as infecções de várias pessoas em Tóquio", apontou a organização, por meio de comunicado.

Assim, apenas os maratonistas profissionais, inclusive a elite entre os cadeirantes, poderão participar. A taxa de inscrição dos que ficaram vetados, no entanto, não será devolvida.

De acordo com as normas de inscrição da Maratona de Tóquio, o valor não é reembolsável se a prova for cancelada por neve, inundação, danos estruturais causados por ventos, raios, tornados ou incêndios, ou por ordem das autoridades.

A decisão acontece poucos dias depois que o governo da capital japonesa pediu que competidores chineses não participassem da prova, como medida para conter a propagação do coronavírus.

A Maratona de Tóquio é um evento classificatório para os Jogos Olímpicos, que será realizado na capital japonesa em julho deste ano. Vários atletas locais tentarão obter uma das vagas em disputa.

A cerca de cinco meses do começo do evento, a epidemia do coronavírus afetou a realização de vários eventos esportivos, mas a organização dos Jogos e o Comitê Olímpico Internacional (COI) garantiram a manutenção do calendário.

Até o momento, o Japão registrou 515 casos da chamada epidemia de Wuhan, inclusive levando em conta 454 contágios a bordo do cruzeiro Diamond Princess, que permanece em quarentena na cidade de Yokohama desde 3 de fevereiro.

Coronavírus liga alerta pelo mundo