Topo

Campeonatos

La Liga


Confronto deixa 12 feridos após tentativa de invasão ao estádio do Barça

Manifestantes favoráveis à independência da Catalunha entraram em confronto com a polícia durante o clássico entre Barcelona e Real Madrid - Enrique Calvo/Reuters
Manifestantes favoráveis à independência da Catalunha entraram em confronto com a polícia durante o clássico entre Barcelona e Real Madrid Imagem: Enrique Calvo/Reuters

18/12/2019 18h25

Barcelona, 18 dez (EFE) — Ao menos 12 pessoas ficaram feridas nesta quarta-feira durante confrontos entre grupos que defendem a independência da Catalunha e a Mossos d'Esquadra, a polícia autônoma da região, no lado de fora do estádio Camp Nou, que recebia o clássico entre Barcelona e Real Madrid pelo Campeonato Espanhol.

Em um dos momentos mais tensos, um grupo de independentistas radicais tentou forçar passagem por um dos cordões de isolamento montados pela Mossos d'Esquadra nos arredores do estádio. A bola já rolava para Barcelona e Real, que empataram sem gols.

Eles conseguiram derrubar grades metálicas instaladas pelas autoridades antes do jogo, mas foram rapidamente dispersados pelos agentes escalados para fazer a proteção do Camp Nou no clássico. Já longe do estádio, os radicais incendiaram lixeiras.

Das 12 pessoas que pediram atendimento médico depois do tumulto, quatro foram levadas a hospitais próximos ao Camp Nou, de acordo com o Sistema de Emergências Médicas de Barcelona.

Um dos feridos foi um cinegrafista de uma TV local, atingido por uma bala de borracha na perna. A emissora disse à Agência Efe que, apesar da lesão, ele seguiu trabalhando normalmente.

Pouco antes da tentativa de invasão, a Mossos d'Esquadra disparou balas de borracha contra outro grupo de radicais que havia rompido barreiras instaladas para controlar a movimentação dos torcedores nos arredores do estádio.

Antes do jogo, os agentes da polícia catalã agiram para evitar uma briga entre integrantes do grupo Tsunamic Democràtic e da Boixos Nois, uma das torcidas organizadas do Barcelona. Uma pessoa acabou presa depois de jogar uma garrava contra os agentes.

A Tsunamic Democràtic aproveitou o jogo para, em protesto que reuniu cerca de 5 mil pessoas, exigir a libertação de ex-líderes catalães presos por envolvimento no referendo de independência realizado pela região em 2017. A Justiça da Espanha considerou a consulta como ilegal.