Topo

Seleção feminina dos EUA é eleita "Atleta do Ano" pela revista Time

Seleção feminina dos EUA é eleita "Atleta do Ano" pela revista Time - divulgação/Time
Seleção feminina dos EUA é eleita "Atleta do Ano" pela revista Time Imagem: divulgação/Time

em Nova York (EUA)

11/12/2019 19h49

As jogadoras da seleção feminina dos Estados Unidos foram escolhidas hoje como as Atletas do Ano de 2019 em premiação da revista americana "Time".

A equipe dos EUA não apenas conquistou o tetra da Copa do Mundo, em disputa realizada em junho e julho na França, como também inspirou um discurso social em tempos de carga política em favor das mulheres.

O destaque foi a vitória sobre a Holanda por 2 a 0 na final da Copa, no estádio Parc Olympique Lyonnais, em Lyon, com gols de Megan Rapinoe e Rose Lavelle. Depois disso, durante toda a comemoração, e particularmente durante o desfile comemorativo em Nova York, reivindicaram pagamentos iguais aos recebidos pelos homens.

Os patrocinadores vêm apoiando cada vez mais a liga de futebol feminino nos EUA, onde a maioria das jogadoras da seleção atua durante toda a temporada regular, o que não acontece no Brasil, por exemplo. Também vem sendo discutida a possibilidade da criação de um campeonato de expansão.

Em outubro, foi anunciada a saída da veterana técnica Jill Ellis, que conquistou 106 vitórias à frente da seleção. O ex-treinador do Seattle Reign, Vlatko Andonovski, é quem terá a difícil tarefa de cuidar do legado.