Topo

Último dia de fase de grupos da Champions tem 5 times brigando por 2 vagas

10/12/2019 13h17

Madri/Moscou, 10 dez (EFE).- Os dois últimos classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões serão definidos nesta quarta-feira nas disputas ainda abertas no grupo D, em que o Atlético de Madrid depende das próprias forças no embate com o Bayer Leverkusen, e no C, em que três times ainda têm chances de ser segundo colocado.

O Atlético teve a primeira chance de se garantir entre os 16 melhores da Champions na quinta rodada, mas perdeu para a líder Juventus por 1 a 0 e parou nos sete pontos, um a mais que o Leverkusen. A 'Velha Senhora' tem 13 e já está classificada na primeira posição, enquanto o Lokomotiv Moscou tem apenas três e sequer tem chances de ficar em terceiro e conquistar um lugar na Liga Europa.

Apesar do risco, o time dirigido por Diego Simeone depende de uma vitória sobre o Lokomotiv no estádio Wanda Metropolitano. Se tropeçar, precisará que o Leverkusen não vença a Juve na BayArena.

Para o jogo decisivo, o único desfalque do treinador argentino é o atacante brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, fora de combate devido a uma hérnia de disco. Já o zagueiro Felipe, ex-Corinthians, e o lateral-esquerdo Renan Lodi, contratado junto ao Athletico Paranaense em julho, provavelmente serão titulares.

No Lokomotiv, que iniciou a campanha batendo o Leverkusen fora de casa, mas depois sofreu quatro derrotas seguidas, o zagueiro Murilo, relevado pelo Cruzeiro, começará jogando.

O time alemão, que tentará uma última cartada, terá de superar o desfalque do atacante jamaicano Bailey, um dos principais nomes do elenco. Quanto aos brasileiros, o lateral-esquerdo Wendell figurará na formação inicial, enquanto o atacante Paulinho será opção para o decorrer do duelo.

Na Juve, há quatro baixas importantes, todas por lesão: o zagueiro Chiellini, os laterais De Sciglio e Danilo e o meia-atacante Douglas Costa. Por outro lado, Cristiano Ronaldo estará em campo e tentará melhorar os próprios números nesta Champions, em que marcou apenas um gol.

No grupo C, a disputa está embolada. O Manchester City é o único em situação tranquila, já que lidera a chave com 11 pontos e não pode mais ser alcançado. Shakhtar Donetsk (6 pontos), Dínamo de Zagreb (5) e Atalanta (4) continuam no páreo para conquistar a outra vaga nas oitavas ou ao menos um lugar na fase de 16 avos de final da Liga Europa.

O Shakhtar é quem depende de si e avançará se derrotar a Atalanta em Kharkiv. 'La Dea', por sua vez, precisa vencer e torcer por um tropeço do Dínamo contra os 'Citizens' em Zagreb. Já o campeão croata só passa se superar os comandados de Josep Guardiola e ainda contar com tropeço do representante ucraniano.

BAYERN E TOTTENHAM SE REENCONTRAM

Mais de dois meses depois que o Bayern de Munique goleou o Tottenham por 7 a 2 em Londres, as duas equipes se reencontrarão nesta quarta-feira na Allianz Arena, ambas com técnicos diferentes. Curiosamente, quem mudou de comando primeiro foi o heptacampeão alemão, que vem sendo comandado interinamente por Hans-Dieter Flick após a saída de Niko Kovac.

Nos 'Spurs', Mauricio Pochettino saiu depois de mais de cinco anos e deu lugar a José Mourinho, que tenta ser campeão continental pelo terceiro time seguido, depois de ter realizado o feito por Porto e Inter de Milão.

O jogo valerá apenas para cumprimento de tabela, já que o Bayern lidera o grupo B, com 100% de aproveitamento e 15 pontos, enquanto o Tottenham é segundo, com dez. O Estrela Vermelha, terceiro colocado, com três pontos, e o Olympiacos, último, com um, farão confronto direto na Grécia pela vaga na Liga Europa, com vantagem do empate para os visitantes.

No grupo A, a situação é parecida, mas não haverá confronto direto. O Paris Saint-Germain se garantiu em primeiro, com 13 pontos, e o Real Madrid já é segundo, com oito. Club Brugge, com três pontos, e Galatasaray, com dois, ainda querem o prêmio de consolação.

O time turco irá à França encarar o PSG, de Thiago Silva, Marquinhos e Neymar, enquanto o Brugge enfrentará o Real na Bélgica. Os visitantes deverão ter uma escalação repleta de brasileiros, com o zagueiro Éder Militão, o volante Casemiro e os atacantes Vinícius Júnior e Rodrygo, enquanto o lateral-esquerdo Marcelo é desfalque por lesão. EFE