Topo

Verona é punido com fechamento parcial estádio por racismo contra Balotelli

Mario Balotelli, em jogo pelo Brescia pelo Campeonato Italiano - Marco Bertorello/AFP
Mario Balotelli, em jogo pelo Brescia pelo Campeonato Italiano Imagem: Marco Bertorello/AFP

Roma (Itália)*

05/11/2019 12h34

O Verona foi punido hoje pela justiça esportiva local com o fechamento de um setor da arquibancada do estádio Bentegodi, devido às manifestações racistas registradas durante o jogo com o Brescia, disputado no domingo, pela 11ª rodada do Campeonato italiano.

A sentença, divulgada no site da liga que organiza a competição, aponta que os atos de alguns torcedores, que imitaram macacos a cada toque na bola do atacante Mario Balotelli, foram ouvidos "claramente" pelo jogador —que se irritou e chutou a bola em direção ao setor onde estavam os racistas— e por representantes do Ministério Público presentes no estádio.

"Por essa razão, ordena-se o fechamento por uma partida, a partir de agora, o setor denominado 'cadeiras leste'", aponta o texto. A punição terá que ser cumprida durante o jogo com a Fiorentina, marcado para acontecer no dia 24 deste mês, pela 13ª rodada do Italiano.

O líder da torcida organizada do ellas Verona, Luca Castellini, foi banido dos jogos do clube gialloblù até 2030. Castellini, que pertence ao partido de extrema-direita Força Nova, afirmou em uma entrevista à emissora "Rádio Cafè" que Balotelli "nunca será totalmente italiano" e negou qualquer insulto racista por parte da torcida do Hellas.

Caso

Tudo aconteceu durante a partida entre Hellas e Brescia, no domingo (3). Na etapa final, quando o time da casa vencia por 1 a 0, Balotelli pegou a bola com as mãos perto da bandeirinha de escanteio e a chutou na direção da arquibancada.

Na sequência, o atacante ameaçou a sair de campo e se dirigiu para os vestiários, mas foi convencido por companheiros e adversários a ficar. Vídeos feitos na arquibancada e divulgados nas redes sociais mostram diversos torcedores do Verona imitando macacos quando Balotelli pega na bola.

*Com informações da Ansa