Topo

Libertadores - 2019

River x Boca terá forte esquema de segurança e até ônibus blindado

Ônibus blindado do Boca Juniors - Darío Ebertz/Arquivo pessoal
Ônibus blindado do Boca Juniors Imagem: Darío Ebertz/Arquivo pessoal

01/10/2019 13h04

O jogo entre River Plate e Boca Juniors, que será disputado nesta terça-feira no estádio Monunental de Núñez, em Buenos Aires, pelas semifinais da Copa Libertadores, obrigou as autoridades locais a montarem um esquema de guerra, com efetivo de mais de 1.500 policiais e uso de ônibus blindado.

O Superclássico da Argentina teve um dos capítulos mais tristes o dia 24 de novembro de 2018, quando a partida de volta da decisão do torneio continental, não aconteceu, depois que torcedores do River arremessaram pedras e garrafas contra o veículo que transportava a delegação do Boca, ferindo jogadores.

Por causa do incidente, e de outros no entorno do Monumental, a Conmebol adiou o jogo e determinou que a disputa acontecesse em campo neutro, no caso, o estádio Santiago Bernabéu, em Madri, na Espanha. Os 'Millonarios' acabaram vencendo por 3 a 1, na prorrogação e ficando com o título.

Para evitar que um novo ataque provoque ferimentos aos funcionários, o Boca irá até a casa do adversário em um ônibus blindado, com vidros que estilhaçam apenas em uma primeira camada, para fora do veículo. A parte interna, por sua vez, se mantém intacta, segundo detalhou o jornal esportivo "Olé".

O esquema de segurança para o jogo de hoje, pela ida das semifinais da Libertadores, será o mesmo montado para o clássico do dia 1º de setembro deste ano, pelo Campeonato Argentino, também realizado no Monumental de Núñez.

Ao todo, mais de 1.500 agentes de forças de segurança foram escalados para trabalhar na partida, no estádio e no entorno. Além disso, haverá presença de seguranças privados na partida

Nos últimos dias, diferentes órgãos da Argentina realizaram operação contra os chamados "barra bravas", que são os torcedores organizados violentos no país. Segundo Juan Manuel Lugones, secretário-executivo da Agência de Prevenção de Violência no Esporte, dez deles foram presos.

Segundo o representante do governo, duas facções estariam prontas para entrar em confronto antes do Superclássico.

Depois do duelo desta terça-feira, Boca e River voltarão a se encontrar no dia 22 de outubro, em La Bombonera. O vencedor da série encarará na decisão o ganhador da semifinal brasileira entre Flamengo e Grêmio.