Topo

United supera Astana na estreia na Liga Europa; Roma e Porto também vencem

19/09/2019 18h24

Redação Central, 19 set (EFE).- Campeão da Liga Europa há duas temporadas, o Manchester United está de volta ao segundo torneio interclubes mais importante do Velho Continente e estreou nesta quinta-feira com vitória magra sobre o Astana, por 1 a 0, em Old Trafford, em dia marcado também por triunfos de Roma e Porto.

Os 'Diabos Vermelhos' não tiveram uma atuação de encher os olhos da torcida em Manchester, mas controlaram das ações desde o começo e encontraram o caminho do gol na segunda metade do segundo tempo.

Aos 28 minutos, o volante brasileiro Fred, titular do time dirigido por Ole Gunnar Solkjaer, dominou a dois passos da meia-lua e rolou na direita para Greenwood, que deixou a marcação na saudade dentro da área e chutou entre as pernas do goleiro Eric, fazendo 1 a 0.

Com o resultado, o dono de 20 títulos do Campeonato Inglês se tornou o primeiro líder do grupo L da Liga Europa, e de maneira isolada, já que na outra partida houve empate. Partizan e AZ Alkmaar ficaram no 2 a 2 em Belgrado.

O outro representante da Inglaterra na competição não teve a mesma sorte. No estádio Molineux, pelo grupo K, o Wolverhampton enfrentou o Braga, equipe que contou com seis brasileiros, e perdeu por 1 a 0. O único gol foi marcado pelo português Ricardo Horta, aos 26 minutos do segundo tempo.

Quem vem no topo da tabela da chave, no entanto, é o Slovan Bratislava, que encarou o Besiktas na República Tcheca e venceu por 4 a 2. Os dois últimos gols da equipe anfitriã foram marcados nos acréscimos da etapa final.

Vice-campeã da Copa da Uefa, precursora da Liga Europa, em 1991, a Roma, com Juan Jesus na formação inicial, goleou o Istanbul Basaksehir por 4 a 0 no Estádio Olímpico. Um dos gols foi marcado contra pelo também brasileiro Junior Caiçara.

O time de Istambul teve um desfalque importante, o atacante Robinho, que ficou na Turquia, mesmo sem ter qualquer contusão ou estar suspenso. A imprensa europeia levantou a possibilidade de que o atacante teve medo de ser preso na Itália, já que em 2017 foi condenado no país por estupro.

Na outra partida do grupo J, houve a que provavelmente foi a maior zebra do dia. O Wolfsberg, da Áustria, foi ao Borussia-Park e goleou o Borussia Mönchengladbach por 4 a 0.

Pelo grupo G, um dos mais equilibrados desta Liga Europa, o Porto, bicampeão do torneio, bateu o Young Boys, da Suíça, por 2 a 1. Os dois gols dos 'Dragões' foram marcados pelo brasileiro Tiquinho Soares, que teve entre os titulares a companhia de dois compatriotas, o lateral-esquerdo Alex Telles e o meia Otávio.

Outro bicampeão integra a chave, o Feyenoord, que perdeu para o Rangers, vice-campeão em 2008. No duelo realizado em Glasgow, a equipe escocesa, treinada por Steven Gerrard, levou a melhor pelo placar mínimo, graças a gol de Ojo.

Invicto no Campeonato Alemão, do qual é quarto colocado, o Wolfsburg manteve a boa sequência neste começo de temporada ao ganhar do Olexandriya, da Áustria, por 3 a 1 na Volkswagen Arena. Os 'Lobos' encabeçam o grupo I, que teve ainda a vitória do Gent sobre o Saint-Étienne por 3 a 2 na Bélgica.

O CSKA Moscou, do lateral-direito naturalizado russo Mario Fernandes e do meia-atacante Lucas Santos, emprestado pelo Vasco, foi goleado pelo Ludogorets por 5 a 1 de virada na Bulgária. O confronto valeu pelo grupo H, que teve também o empate entre Espanyol e Ferencváros em 1 a 1 na Catalunha. EFE