Topo

Melhor jogador da Copa de 2010, Forlán anuncia aposentadoria aos 40 anos

Diego Forlán, do Uruguai, comemora gol na disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2010, contra a Alemanha - Joern Pollex/Getty Images
Diego Forlán, do Uruguai, comemora gol na disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2010, contra a Alemanha Imagem: Joern Pollex/Getty Images

06/08/2019 23h32

Um dos maiores ídolos da história do futebol do Uruguai, o atacante Diego Forlán, de 40 anos, anunciou hoje que vai se aposentar dos gramados após ficar mais de um ano sem jogar.

"Decide deixar de jogar futebol profissionalmente", disse Forlán durante uma entrevista concedida à emissora "Telemundo".

Forlán afirmou que a decisão não foi fácil de ser tomada porque seguia recebendo ofertas de vários clubes. O atacante teve uma longa carreira, que inclui clubes como Peñarol, Atlético de Madrid, Villarreal, Manchester United e Inter de Milão. No Brasil, o craque defendeu o Internacional e conquistou o Campeonato Gaúcho de 2013.

O maior feito do artilheiro, porém, foi na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, quando acabou eleito como Bola de Ouro. Ícone de uma geração, Forlán ajudou a levar a 'Celeste' à quarta posição do Mundial e ao título da Copa América do ano seguinte, disputada na Argentina.

Na entrevista, Forlán disse que está planejando um jogo de despedida no Uruguai, mas não quis dar mais detalhes sobre o evento.

Sobre a carreira, o agora ex-jogador lembrou com carinho da campanha no mundial de 2010 e disse que conseguiu conquistar tudo o que sonhava no futebol enquanto ainda era uma criança nas categorias de base.

"A verdade é que o carinho depois do que foi 2010 marcou um antes e um depois. As pessoas seguem até hoje mostrando esse carinho. (...) Meu sobrinho me diz que eu tenho as mesmas taças que (Lionel) Messi e Cristiano Ronaldo. Eu obviamente as tenho, mas não tinha a noção do que ele estava me dizendo", afirmou.

O sobrinho do jogador citava as conquistas do Campeonato Inglês, com o Manchester United, e da Supercopa da Europa, com o Atlético de Madrid. Com o clube inglês, Forlán ainda levantou os títulos da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa. Já com os 'colchoneros', o artilheiro também foi campeão da Europa League.

Sobre os últimos passos no futebol, Forlán disse que gostaria de ter terminado a carreira no Peñarol, time pelo qual passou nas categorias de base e que ajudou a conquistar o Campeonato Uruguaio em 2015-2016.

"Teria sido lindo poder encerrar a carreira no Peñarol, mas as coisas não deram certo, as negociações não terminaram em bons termos. Não deu certo, mas eu teria adorado", disse o artilheiro.

Longe dos campos desde maio de 2018, quando atuou pelo Kitchee, de Hong Kong, Forlán revelou que não vai abandonar o futebol. Quer agora virar técnico e tem dois sonhos: treinar o Peñarol e o Uruguai.