PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Milan e Inter fazem clássico decisivo por vaga na próxima 'Champions'

14/03/2019 15h40

Roma, 14 mar (EFE).- Milan e Inter de Milão se enfrentarão neste domingo em um dos mais decisivos clássicos dos últimos anos, essencial para as pretensões das duas equipes de garantir uma das vagas do Campeonato Italiano na próxima Liga dos Campeões.

O estádio San Siro receberá mais um 'Derby della Madonnina' cheio de tensão e emoção, colocando frente a frente o terceiro e quarto colocados do torneio, com os 'rossoneri' a frente dos maiores rivais por apenas um ponto. Por isso, um triunfo pode mudar os rumos do campeonato particular disputado entre as duas equipes de Milão.

Após anos de crise, o Milan está recuperando seu lugar entre os maiores times da Itália nesta temporada. O polonês Krzysztof Piatek é responsável direto pela recuperação, tendo anotado oito gols nas últimas nove partidas disputadas com a camisa 'rossonera'.

Contratado em janeiro por 35 milhões de euros junto ao Genoa, Piatek está sendo o grande protagonista da sequência de cinco vitórias consecutivas que colocou o Milan na terceira posição.

O entusiasmo do lado 'rossonero' se contrapõe à insegurança dos 'nerazzurri', que antes do clássico decide vaga nas quartas de final da Liga Europa contra o Eintracht Frankfurt, ainda sem contar com o atacante argentino Mauro Icardi.

A confusão começou há um mês, quando clube e jogador se desentenderam durante as negociações para a renovação de contrato. Afastado desde então, a presença do artilheiro do clássico é pouco provável, assim como a sequência de Icardi na Inter.

Os dois times também tem desfalques importantes para o clássico. Pelo lado do Milan, Zapata e Bonaventura não jogam. E, na Inter, além de Icardi, estão fora do duelo Nainggolan, Miranda e Vrsaljko.

Além da disputa particular, uma vitória deixa um dos times mais tranquilo na briga para estar na Liga dos Campeões na próxima temporada. Um tropeço ou um empate pode deixar os dois times ou apenas o derrotado vulneráveis à Roma, quinta colocada no torneio, com 57 pontos. E os 'giallorossi' encaram o sábado o Spal, que ocupa o 16º lugar na tabela, na briga contra o rebaixamento.

Apesar de jogar fora de casa, o clima na Roma melhorou desde a chegada do técnico Claudio Ranieri, que substituiu Eusebio Di Francesco, demitido após a eliminação na 'Champions' para o Porto.

Sob o comando do novo técnico, a equipe da capital venceu o primeiro jogo na última rodada, contra o Empoli, por 2 a 1, rebatendo o desânimo pela desclassificação no torneio continental.

No topo da tabela, faltando 11 rodadas para o fim do torneio, a Juventus tem 18 pontos de vantagem para o Napoli e visita o Genoa.

Com o título praticamente definido, o jogo só serve para que o atacante Cristiano Ronaldo, que marcou três gols no meio de semana contra o Atlético de Madrid e colocou a equipe nas quartas de final da 'Champions', recupere a artilharia do Italiano.

Atualmente, o craque português está empatado com Piatek, do Milan, com 19 gols cada. O veterano Fabio Quagliarella, da Sampdoria, lidera a lista de artilheiros, com 20.

Já o Napoli, também consolidado na vice-liderança do torneio, com 57 pontos, seis a mais do que o Milan, recebe a Udinese no San Paolo. Os visitantes ocupam a 15ª posição na tabela, com 25 pontos, quatro acima do Bologna, primeiro dentro da zona de rebaixamento.

Outra briga que ainda movimenta o torneio é a disputa por uma das vagas na Liga Europa. O Torino, sexto colocado, com 44 pontos, receberá o Bologna. Já a Atalanta, que tem a mesma pontuação que o adversário, encara o lanterna Chievo no Azzuri D'Itália.

A Lazio, que chegou a brigar pela 'Champions' nas rodadas anteriores, caiu para a oitava posição, com 42 pontos, mas tem um jogo a menos em relação aos rivais. Neste domingo, a equipe recebe o Parma, outro que tenta escapar da degola, para reassumir posição dentro da zona de classificação na Liga Europa.

Programa da 28ª rodada do Campeonato Italiano:.

Sexta-feira.

Cagliari - Fiorentina.

Sábado.

Sassuolo - Sampdoria.

Spal - Roma

Torino - Bologna.

Domingo.

Genoa - Juventus.

Atalanta - Chievo.

Empoli - Frosinone.

Lazio - Parma.

Napoli - Udinese.

Milan - Inter de Milão. EFE

Esporte