Tottenham vence Dortmund, mantém freguesia e está nas quartas da Champions
Dortmund, 5 mar (EFE).- O Tottenham se classificou para as quartas de final da Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2011 nesta terça-feira ao vencer um freguês recente, o Borussia Dortmund, por 1 a 0 no estádio Signal Iduna Park.
O time inglês e o alemão se enfrentaram quatro vezes desde a temporada passada, e em todas elas os 'Spurs' levaram a melhor. As duas equipes ficaram na mesma chave na Champions 2017-2018, e os comandados de Mauricio Pochettino fizeram 3 a 1 em Londres e 2 a 1 em Dortmund.
Desta vez, o Tottenham encaminhou a vaga entre os oito melhores ao vencerem por 3 a 0 em Wembley, no último dia 13. Hoje, resistiu no primeiro tempo e ainda contou com um gol de Kane para selar a passagem pelas quartas, a primeira desde 2010-2011, quando perdeu para o Real Madrid por 4 a 0 na Espanha e por 1 a 0 na Inglaterra.
O Dortmund contou com os retornos do zagueiro Akanji, que foi titular, e do atacante Pulisic, reserva. Dessa forma, o único desfalque foi o lateral Piszczek, machucado. No Tottenham, a baixa foi o meia Dele Alli, que não atua há um mês e meio, também por lesão.
Precisando de uma goleada para evitar a eliminação, os 'Aurinegros' tentaram sufocar o adversários nos instantes iniciais, mas não tiveram muitas chances de gol. Aos 11 minutos, Reus entrou na área e engatilhou o chute, mas Vertonghen deu carrinho providencial e bloqueou. O próprio Reus tentou de novo aos 20, mas o goleiro Lloris, capitão da França no título da Copa do Mundo do ano passado, defendeu.
Conhecido pelo faro de gol, Kane, artilheiro do último Mundial, atacou de garçom e deu lindo passe para Son. Cara a cara com Bürki, o sul-coreano bateu para fora.
O primeiro tempo foi mesmo de Lloris, que salvou o Tottenham outras duas vezes ainda antes do intervalo, aos 33, em mais um arremate de Reus, e aos 34, em batida colocada de Götze.
Na volta do intervalo, logo aos três minutos da segunda etapa, os 'Spurs' fizeram 1 a 0 e praticamente fecharam a eliminatória. Sissoko esticou por baixo, Kane ficou de frente para Bürki e tocou colocado na saída do goleiro, abrindo o placar.
O gol dos visitantes foi um balde de água fria no time anfitrião, que a essa altura precisava vencer por 5 a 1, mas não demonstrou força para isso. A bola ia de pé em pé no ataque do Dortmund, mas as finalizações foram raras. Aos 12, Wolf recebeu de Reus e chutou para fora.
O Tottenham ainda esteve perto do segundo aos 23 minutos, em cobrança de escanteio Eriksen. Alderweireld subiu sozinho, mas também errou o alvo no cabeceio. Na resposta do Dortmund, aos 30, Pulisic também tentou de cabeça, mas foi mais um a ceder tiro de meta.
A última oportunidade para que os 'Aurinegros' ao menos empatassem surgiu aos 39, mas não foi aproveitada. Götze fez boa jogada individual e deu para Larsen, que não pegou bem na bola e praticamente a recuou para Lloris, que segurou.
Ficha técnica:.
Borussia Dortmund: Bürki; Wolf (Larsen), Akanji, Diallo e Raphaël Guerreiro (Pulisic); Witsel, Weigl e Götze; Sancho, Reus (Delaney) e Alcácer. Técnico: Lucien Favre.
Tottenham: Lloris; Aurier, Alderweireld, Sánchez e Vertonghen; Winks (Dier), Sissoko, Davies e Eriksen (Rose); Son (Lamela) e Kane. Técnico: Mauricio Pochettino.
Árbitro: Danny Makkelie (Holanda), auxiliado pelos compatriotas Mario Diks e Hessel Steegstra.
Gol: Kane (Tottenham).
Estádio: Signal Iduna Park, em Dortmund. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.