PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Campeão da Sul-Americana, Athletico-PR estreia na Libertadores na Colômbia

04/03/2019 18h47

Bogotá, 4 mar (EFE).- Classificado diretamente para a fase de grupos da Taça Libertadores por ser o atual campeão da Copa Sul-Americana, o Athletico Paranaense estreará na principal competição interclubes da Conmebol nesta terça-feira contra o Deportes Tolima, na cidade colombiana de Ibagué.

Enfrentar uma equipe da Colômbia traz boas lembranças ao Furacão. Foi contra o Junior Barranquilla a vitória da equipe paranaense nos pênaltis no dia 12 de dezembro, na Arena da Baixada, que garantiu o título continental.

O pontapé inicial da campanha será dado no estádio Manuel Murillo Toro, em jogo válido pelo grupo G, que tem ainda o Boca Juniors, atual vice-campeão da Libertadores, e o Jorge Wilstermann. Será o primeiro jogo oficial dos titulares de Tiago Nunes, já que há alguns anos o Athletico disputa o Campeonato Paranaense com um elenco de aspirantes.

Nesse primeiro compromisso, o treinador não poderá contar com o lateral-direito Jonathan, que se recupera de uma lesão na coxa, nem com o o volante Lucho González, que vem fazendo um trabalho especial para aprimorar a parte física e ainda não está pronto.

"Fomos campeões da Sul-americana, e existe uma atenção maior em relação à nossa equipe. Todos sabem que temos grandes jogadores, com qualidade", afirmou o lateral esquerdo Renan Lodi na chegada à Colômbia.

Para o Tolima, a partida desta terça representará um retorno à Libertadores após seis anos. Até hoje, em seis participações, passou da fase de grupos apenas uma vez, logo na estreia, em 1982, quando foi até as semifinais.

Para quebrar o jejum, o técnico Alberto Gamero aposta em jogadores que se destacaram nos últimos tempos, como o goleiro Álvaro Montero, que em setembro foi convocado pela primeira vez para a seleção da Colômbia; o meio-campo Yeison Gordillo, reforço contratado junto ao Independiente Santa Fé, e o atacante Marco Pérez, que em 2018 marcou 19 gols.

A principal baixa para enfrentar o Athletico será o volante Jaminton Campaz, que não costuma ser titular, mas é bastante aproveitado por Gamero. Ele foi convocado para a seleção colombiana sub-20, que a partir desta segunda se concentra em Bogotá como parte de preparação para o Mundial da categoria, em maio e junho, na Polônia.

Prováveis escalações:.

Deportes Tolima: Montero; Arboleda, Quiñones, Rentería e Banguero; Carrascal, Gordillo, González, Cataño e Castro; Pérez. Técnico: Alberto Gamero.

Athletico Paranaense: Santos; Madson, Thiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi; Camacho, Bruno Guimarães, Tomás Andrade e Nikão; Rony (ou Marcelo Cirino) e Ruben. Técnico: Tiago Nunes.

Árbitro: Piero Maza (Chile), auxiliado pelos compatriotas Raúl Orellana e Edson Cisternas.

Estádio: Manuel Murillo Toro, em Ibagué (Colômbia). EFE

Esporte