Topo

Separados por 1 ponto, Porto e Benfica farão confronto direto pela liderança

28/02/2019 15h36

Lisboa, 28 fev (EFE).- A 24ª rodada do Campeonato Português tem como principal atrativo o clássico entre Porto e Benfica, que estão separados por apenas um ponto e farão confronto direto pela liderança no próximo sábado, no Estádio do Dragão.

Os 'Dragões' vêm em primeiro lugar com 57 pontos, contra 56 dos 'Encarnados'. Os dois já têm uma vantagem confortável para o dono da terceira posição, o Braga, que soma 49 pontos e no domingo visitará o Rio Ave.

A fase do Porto é das melhores. O atual campeão nacional vem de duas vitórias nos últimos dois jogos, ambas por 3 a 0, contra o Tondela, na rodada passada do Português, e contra o Braga, pelas semifinais da Taça de Portugal, nesta quarta.

Além disso, o técnico Sergio Conceição tem quase todos os jogadores à disposição, inclusive o atacante Marega, que se recuperou de problemas musculares e está de volta após quase um mês. O único desfalque continua sendo o também centroavante Aboubakar, longe dos gramados desde outubro devido a uma lesão no joelho.

Convocado pelo técnico Tite nesta quinta para os amistosos contra Panamá e República Tcheca, no mês que vem, o zagueiro Éder Militão ainda não tem presença confirmada no clássico. O ex-jogador do São Paulo ficou fora dos dois últimos jogos, e a imprensa portuguesa especula que ele foi visto em uma casa noturna na véspera da vitória sobre o Tondela.

No Benfica, os números recentes também chamam atenção. São oito triunfos consecutivos, e a equipe tem o artilheiro do campeonato, o suíço Seferovic, com 15 gols. Os 'Encarnados' são donos do melhor ataque do torneio, com 64 bolas nas redes, mas o rival é o menos vazado, com apenas 12 tentos sofridos.

Colado nos dois primeiros colocados até duas rodadas atrás, o Braga ficou pelo caminho após ter sido derrotado por Sporting e Belenenses. O foco agora é defender o terceiro lugar, que classifica para a Liga dos Campeões, e para isso será importante bater o Rio Ave, nono colocado, no campo do adversário no domingo. Na quarta posição, três pontos atrás, os 'Leões' jogarão contra o Portimonense no mesmo dia, no estádio José Alvalade.

Programação da 24ª rodada do Campeonato Português:.

Sexta-feira.

Desportivo Aves - Boavista.

Sábado.

Nacional - Tondela.

Moreirense - Vitória de Setúbal.

Porto - Benfica.

Domingo.

Chaves - Santa Clara.

Belenenses - Feirense.

Rio Ave - Braga.

Sporting - Portimonense.

Segunda-feira.

Vitória de Guimarães - Marítimo. EFE