PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Fumar será proibido nas instalações esportivas de Tóquio 2020 e nos arredores

28/02/2019 11h05

Tóquio, 28 fev (EFE).- A organização dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, anunciou nesta quinta-feira que será proibido fumar nos locais de competição e também nos arredores, uma regra antitabaco muito mais restritiva que a lei existente em Japão.

Durante o megaevento não será possível fumar em nenhuma das instalações que receberão as competições, nem cobertas nem ao ar livre, nem nas áreas ao redor. Essa proibição também valerá para os cigarros eletrônicos e o tabaco aquecido.

O comitê organizador decidiu aplicar as restrições com base nas recomendações feitas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e com o objetivo de "proteger a saúde dos atletas e dos espectadores", segundo explicou em comunicado.

A nota acrescenta que a edição de 2020 quer "deixar um legado de melhor saúde pública no Japão", um dos países desenvolvidos mais permissivos com o tabaco e entre os piores classificados em políticas antitabaco pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Atualmente é permitido fumar em bares e restaurantes no país, enquanto é proibido na maioria dos espaços públicos ao ar livre e na rua, exceto em pontos de fumantes.

A partir de 2020, uma nova legislação aprovada pelo governo japonês endurecerá levemente os requisitos para estabelecimentos comerciais onde se pode fumar, embora o alcance desta medida - 55% dos locais ficarão isentos de aplicá-la - tenha gerado dúvidas sobre a sua utilidade.

O governo de Tóquio decidiu aplicar a partir de abril de 2020 uma ordem que proibirá fumar em todos os bares e restaurantes que contem com empregados (além do proprietário), o que significa que 84% dos estabelecimentos da capital ficarão livres de fumaça.

A política antitabaco de Tóquio para 2020 também será mais dura que as de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016), edições nas quais era proibido fumar dentro das instalações esportivas, mas com pontos de fumantes disponibilizados nos arredores. EFE

Esporte