Topo

Federação espanhola arquiva denúncia contra Bale por gesto polêmico

27/02/2019 11h24

Madri, 27 fev (EFE).- O Comitê de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia feita pela La Liga, organizadora do Campeonato Espanhol, contra o atacante Gareth Bale, do Real Madrid, pelo gesto polêmico feito pelo galês após o terceiro gol de sua equipe no clássico contra o Atlético de Madrid.

Com a decisão, Bale está livre para jogar os dois próximos clássicos do Real contra o Barcelona, o primeiro deles na noite desta quarta-feira, pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Rei. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 2 de março.

Bale marcou o terceiro gol da vitória do Real sobre o Atlético, no Wanda Metropolitano, por 3 a 1. Na comemoração, o jogador fez um gesto considerado pela La Liga como uma "provocação" aos torcedores adversários, que incitava "racismo, xenofobia e intolerância".

O árbitro do jogo, Estrada Fernández, não citou o gesto na súmula, considerando que ele não era passível de inclusão.

O Comitê de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol levou em consideração a opinião do árbitro para arquivar a denúncia. E também avaliou que Bale não fez qualquer ação "merecedora de reprovação ou punição disciplinar".

Desde fevereiro de 2018, a La Liga informou que denunciaria qualquer comemoração ofensiva de gol que pudesse provocar a torcida ou que fosse considerada como contrária aos valores esportivos, mesmo que não fossem citadas nas súmulas dos árbitros. EFE