Topo

Libertadores: Barcelona-EQU promete ir ao CAS contra a Conmebol por punição

Matthias Hangst/Getty Images
Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/02/2019 07h26

O Barcelona de Guayaquil informou hoje que tomará medidas legais na Corte Arbitral do Esporte (CAS) contra a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) por, segundo o clube equatoriano, ter lhe causado danos econômicos e de imagem na Copa Libertadores da América.

"Barcelona Sporting Clube iniciará as ações legais perante o CAS contra a Conmebol pelos danos econômicos e prejuízos à imagem institucional do maior clube do Equador", anunciou a equipe, através de um comunicado.

Esta decisão é tomada, de acordo com o Barcelona, após tomar conhecimento das resoluções do Juiz Único do Tribunal de Disciplina pelos quais foi estabelecida uma multa de US$ 15 mil a seis das 20 equipes que estavam sendo investigados por irregularidades na apresentação das listas de jogadores para os torneios continentais.

O Tribunal Disciplinar da Conmebol sancionou o clube equatoriano com a perda dos três pontos que obteve na partida de ida no confronto contra o Defensor-URU pela escalação irregular do meia colombiano Sebastián Pérez.

A punição afetou o desenvolvimento do jogo de volta da segunda fase do torneio e a eliminação da equipe equatoriana.

Além disso, a direção do clube rejeitou o trabalho do juiz da Unidade Disciplinar da Conmebol ao argumentar "uma evidente violação" do regulamento disciplinar da instituição de futebol, o que teria causado "uma violação flagrante a vários clubes da América do Sul".

A Conmebol rejeitou na quarta-feira um pedido do Barcelona para suspender a atual edição da Libertadores até esclarecer os critérios para o processo de inscrição dos clubes participantes.