Topo

COI reunirá Coreias para estudar ações conjuntas antes e durante Tóquio 2020

07/02/2019 17h42

Redação Central, 7 fev (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) se reunirá no próximo dia 15 com representantes dos Comitês Olímpicos de Coreia do Norte e Coreia do Sul, para estudar a possibilidade de serem desenvolvidas novas ações conjuntas antes e durante os Jogos de Tóquio, que acontecerão no ano que vem.

"Um ano depois do êxito dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang de 2018, o Comitê Olímpico Internacional (COI) organizará um encontro de trabalho para discutir mais ações de cooperação entre a República da Coreia e a República Popular Democrática da Coreia", apontou a entidade, por meio de comunicado.

De acordo com o COI, a reunião acontecerá em Lausanne, na Suíça, sede do organismo esportivo, com representantes dos dois países asiáticos, inclusive, com a presença dos respectivos ministros dos Esportes e presidentes dos comitês nacionais.

Em agosto do ano passado, o ministro dos Esportes da Coreia do Sul, Do Jong-whan, revelou ter proposto ao titular da pasta norte-coreano, Kim Il-guk, a participação de equipes unificadas nos Jogos de Tóquio.

Em novembro, os dois países entraram em acordo praa formalizar junto ao COI o desejo de apresentar candidatura conjunto para sediar os Jogos Olímpicos de 2032. EFE