Topo

Benfica bate Sporting em clássico de Lisboa e volta à 2ª posição do Português

03/02/2019 18h38

Lisboa, 3 fev (EFE).- Ultrapassado no sábado pelo Braga, que venceu o Desportivo Aves por 2 a 0, o Benfica reassumiu a vice-liderança do Campeonato Português neste domingo ao bater o Sporting por 4 a 2 em clássico disputado no estádio José Alvalade, pela 20ª rodada.

Houve sete brasileiros em campo em Lisboa, e um deles brilhou logo no começo de jogo, aos 11 minutos do primeiro tempo. O volante Gabriel, ex-Resende-RJ, fez ótimo lançamento na esquerda para Grimaldo, que cruzou de primeira. Seferovic chegou primeiro que a marcação e fez 1 a 0.

Pouco depois, aos 23, João Félix balançou a rede, mas o lance foi anulado porque o VAR flagrou uma cotovelada de Seferovic no volante Wendel, ex-Fluminense. O suíço se redimiu aos 36, ao dar o passe para o próprio João Félix ficar cara a cara com o goleiro Renan Ribeiro, ex-jogador de Atlético-MG e São Paulo, e aumentar.

Dominado até então, o Sporting esboçou uma reação aos 43, quando Samaris abriu para Nani, que invadiu a área pedalando e tocou para Bruno Fernandes diminuir.

A expectativa do torcedor dos 'Leões', no entanto, não durou muito tempo. Logo aos dois minutos da etapa final, Pizzi cobrou falta e Pizzi marcou de cabeça o terceiro dos 'Encarnados'. Mais tarde, aos 28, Renan Ribeiro cometeu pênalti em João Félix, Pizzi cobrou e assinalou o quarto.

A equipe anfitriã descontou aos 40, quando Vlachodimos cometeu pênalti em Bas Dost e foi expulso. O próprio holandês cobrou e descontou.

Além de Renan Ribeiro e Wendel, o Sporting contou com outros três brasileiros. O lateral Jefferson e o meia Raphinha também foram titulares, e Luiz Phellype entrou nos instantes finais. Já o Benfica, além de Gabriel, teve o zagueiro Jardel, capitão do time.

Os 'Encarnados' foram a 48 pontos, um a mais que o Braga, enquanto os 'Leões' continuam na quarta colocação, com 39, cada vez mais distante da próxima Liga dos Campeões. EFE