Topo

Brasil perde em casa para a Bélgica e está fora da fase final da Davis

02/02/2019 19h57

Redação Central, 2 fev (EFE).- Com duas derrotas neste sábado, incluindo uma surpreendente na partida de duplas, o Brasil perdeu para a Bélgica por 3 a 1 na quadra de saibro montada no ginásio do Sabiazinho, na cidade mineira de Uberlândia, e está fora da fase final da nova Copa Davis, que será disputada em Madri em novembro.

Dois dos melhores duplistas da atualidade, respectivamente em quinto e 12º lugares no ranking da ATP, Marcelo Melo e Bruno Soares não cumpriram o favoritismo contra Sander Gille e Joran Vliegen e foram derrubados em sets diretos, com parciais de 6-4 e 7-6(4).

Era necessário então que a equipe da casa vencesse os dois jogos de simples do dia para se classificar. Entretanto, a eliminação veio logo no primeiro deles, em que Kimmer Coppejans bateu Thiago Monteiro também por 2 a 0, com 6-3 e 6-4.

Dessa forma, a Bélgica, que viajou para Minas Gerais sem seus três principais tenistas - David Goffin, Steve Darcis e Ruben Bemelmans -, se juntou às 18 finalistas, que estarão na capital espanhola de 18 a 24 de novembro.

Croácia, atual campeã, França, vice, Espanha e Estados Unidos, semifinalistas, já estavam classificados pelo desempenho em 2018. Grã Bretanha e Argentina também não precisaram disputar a fase prévia por terem sido convidadas pela organização. Com isso, restavam 12 vagas, todas decididas hoje.

Segunda maior vencedora da história da Davis, com menos títulos apenas que os EUA, a Austrália recebeu a Bósnia na quadra dura em Adelaide e fez 4 a 0. Neste sábado, John Peers e Jordan Thompson venceram Mirza Basic e Tomislav Brkic, e Alexei Popyrin levou a melhor sobre.

Sem contar com Novak Djokovic, número 1 do mundo, a Sérvia abriu 2 a 0 sobre o Uzbequistão em Tashkent ontem, levou o empate hoje, mas obteve o terceiro e decisivo ponto com o triunfo de Filip Krajinovic sobre Sanjar Fayziev. Já a Alemanha, que teve em quadra Alexander Zverev, terceiro colocado do ranking da ATP, derrotou a Hungria por 5 a 0.

O Canadá, graças às promessas Felix Auger-Aliassime e Denis Shapovalov, venceu a Eslováquia por 3 a 2 de virada no saibro em Bratislava. Outro que saiu perdendo no confronto ontem e hoje passou de fase foi a Holanda, desbancando a República Tcheca.

Itália e Rússia também estão classificadas, depois de terem eliminado Índia e Suíça, respectivamente. O Cazaquistão superou Portugal, enquanto o Japão, sem Kei Nishikori, levou a melhor em duelo asiático com a China.

Se o Brasil ficou fora, as outras duas equipes da América do Sul que entraram em quadra hoje tiveram destino melhor. O Chile ganhou da Áustria em Salzburgo, enquanto a Colômbia encarou a Suécia em Bogotá e passou de fase com um 3 a 0. EFE