CAS suspende 12 atletas russos por doping
Genebra, 1 fev (EFE).- A Corte Arbitral do Esporte (CAS), com sede em Lausanne, anunciou nesta sexta-feira em primeira instância sanções de dois e oito anos de suspensão para 12 atletas russos por doping.
As sanções são uma das consequências da investigação da Agência Mundial Antidoping (Wada) contra as acusações de consumo sistemático de substâncias ilegais no esporte russo. A CAS foi a encarregado de ditar as punições, já que a Federação Russa de Atletismo está inabilitada para isso devido aos escândalos.
Os sancionados "se beneficiaram de programas de doping com esteroides anabolizantes e de métodos de proteção específica entre 2012 e 2013", quando foram disputados os Jogos Olímpicos de Londres e os Mundiais de Atletismo de Moscou, destacou a CAS em comunicado.
Entre os sancionados estão a fundista Tatyana Firova (quatro anos de suspensão, mas já cumpriu dois) e os saltadores de altura Svetlana Skholina e Ivan Ukhov (quatro anos a partir desta sexta-feira). O atleta de salto triplo Lyukman Adams recebeu a mesma suspensão.
No lançamento de martelo, Gulfiya Agafonova e Tatyana Lysenko receberam as maiores sanções, de oito anos, enquanto Anna Bulgakova não poderá competir até março de 2020.
Sanções de dois e quatro anos também foram impostas a Ivan Yushkov (arremesso de peso), Vera Ganeeva (lançamento de disco), Mariya Bespalova (lançamento de martelo) e às velocistas Yekaterina Galiskaia e Yuliya Kondakova.
As penas, que em alguns casos são uma ampliação de punições anteriores, também implicam a anulação dos resultados de várias provas anteriores para todos os atletas sancionados. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.