Julgamento de Xabi Alonso por fraude fiscal na Espanha é suspenso
Madri, 22 jan (EFE).- A Audiência Provincial de Madri suspendeu nesta terça-feira o julgamento do ex-jogador e atual treinador do time de futebol infantil A do Real Madrid, Xabi Alonso, até decidir se é competente para julgá-lo por três crimes contra a Fazenda Pública da Espanha nos anos de 2010, 2011 e 2012.
O promotor pede nas suas conclusões provisórias cinco anos de prisão para Alonso e para seu assessor, Iván Zaldía, e seu consultor financeiro, Ignasi Maestre, além de uma multa de 4 milhões de euros e que conjuntamente sejam devolvidos 2 milhões de euros, quantia total do prejuízo supostamente ocasionado à Agência Tributária.
No início da sessão a presidente do tribunal pediu às partes que se pronunciassem sobre se estão de acordo quanto a Audiência Provincial de Madri ser competente ou se o caso deve ser julgado pelo Juizado Criminal.
O promotor e a advogada do Estado consideraram que a Audiência é competente porque nas suas acusações aplicam no último crime fiscal o Código Penal vigente, que prevê penas de dois a seis anos de prisão, ao entender que a pena mínima favorece mais os acusados levando em conta, além disso, que alguma atenuante poderia ser aplicada após a devolução do dinheiro.
O representante da Promotoria lembrou que o Código Penal anterior à reforma de 2012 prevê uma pena de três a cinco anos.
Os advogados de Alonso manifestaram que preferem que o julgamento seja realizado o mais rápido possível, mas deixaram a critério do tribunal a decisão e anunciaram que não vão levantar nenhuma ação sobre o assunto.
O tribunal suspendeu o julgamento para ditar uma resolução sobre a competência e anunciará a decisão em nova audiência em uma outra data. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.