Topo

Vinícius Júnior brilha, mas Real Madrid sofre gol de Willian José e perde

06/01/2019 18h13

Madri, 6 jan (EFE).- Titular do Real Madrid no Campeonato Espanhol pela primeira vez, o atacante Vinícius Júnior se destacou neste domingo, mas foi ofuscado pelo compatriota Willian José, que liderou a vitória da Real Sociedad por 2 a 0 em pleno estádio Santiago Bernabéu, com um gol e uma assistência.

Foi o segundo tropeço em dois jogos do Real em 2019. Na última quinta-feira, em partida remarcada devido à participação no Mundial de Clubes, o atual tricampeão europeu empatou com o Villarreal em 2 a 2 no Estádio de la Cerámica.

Com isso, o time dirigido por Santiago Solari encerrará a 18ª rodada fora da zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões, em quinto lugar, com 30 pontos. O Real vinha em quarto, mas foi ultrapassado ontem pelo Alavés, que foi a 31 ao ganhar do Valencia por 2 a 1 de virada.

Já a Real Sociedad quebrou uma sequência de quatro derrotas pelo Espanhol e se afastou da zona de rebaixamento ao subir para a 11ª colocação, com 22 pontos, seis a mais que o antepenúltimo, o Athletic Bilbao.

Desfalcado de jogadores de destaque como Bale, Isco e Asensio, Solari apostou em Vinícius Júnior, que não se omitiu. Ao contrário, chamou a responsabilidade e teve o esforço reconhecido no Bernabéu ao ser o único livre das vaias, direcionadas principalmente para o lateral Marcelo. O outro brasileiro do elenco, o volante Casemiro, também foi titular, mas foi mais um com uma atuação abaixo do esperado pela exigente torcida.

Casemiro atropelou Merino dentro da área com 70 segundos de bola rolando, e o árbitro marcou pênalti. Willian José cobrou e fez 1 a 0 para a equipe basca.

Vinícius começou a se destacar ainda no primeiro tempo, ao deixar na cara do gol Benzema e depois Vázquez, com um lindo passe de calcanhar, mas ambos desperdiçaram as oportunidades.

Na etapa final, a joia protagonizou duas grandes jogadas individuais, mas uma terminou com um chute para fora, rente à trave e outra parou em um choque com o goleiro Rulli. A arbitragem ignorou os protestos do ex-jogador do Flamengo e não marcou penalidade. Para piorar, minutos depois, expulsou Vázquez, deixando o Real com um homem a menos.

A parte final do duelo em Madri teve Willian José como protagonista. Aos 38 minutos, o ex-jogador da equipe anfitriã fez o passe para Rubén Pardo marcar o segundo da Real Sociedad. Nos acréscimos, o camisa 12 ainda poderia ter assinalado seu segundo na partida, mas, cara a cara com o goleiro Courtois, finalizou para fora. EFE