Topo

Folgado na ponta, Porto encara Nacional em casa pela 16ª rodada do Português

04/01/2019 15h59

Lisboa, 4 jan (EFE).- O Porto entrará em campo nesta segunda-feira para receber o Nacional, pela 16ª rodada do Campeonato Português, a primeira em que terá a "gordurinha" de ter cinco pontos de vantagem para o vice-líder da competição, agora o Sporting.

O time comandado por Sérgio Conceição chegou aos 39 pontos nesta quinta-feira, ao derrotar o Desportivo Aves. Os Leões foram a 34, aos superarem o Belenenses, no mesmo dia; o Braga foi a 33 ao bater o Marítimo, na quarta, e o Benfica, que começou a semana em segundo, parou em 32, ao perder para o Portimonense.

Na partida do meio de semana, o grande herói dos Dragões foi o zagueiro Éder Militão, autor do gol da vitória por 1 a 0. Foi a primeira vez que o ex-São Paulo balançou a rede no Campeonato Português, o segundo com a camisa azul e branca.

A boa folga na tabela permitiu até que o torcedor se preocupasse nos últimos dias com as notícias do mercado de transferências. Nos próximos dias, o Porto, segundo a imprensa local, pode anunciar o retorno do brasileiro naturalizado português Pepe, ex-Real Madrid.

Adversário dos Dragões nesta segunda-feira, o Nacional ocupa a décima colocação do campeonato, com 19 pontos. O brasileiro mais conhecido da equipe é o experiente meia Diego Barcellos, que foi revelado pelas divisões de base do Internacional.

O Sporting, por sua vez, defenderá a vice-liderança também na segunda-feira quando visitará o Tondela, que ocupa apenas a 14ª posição na tabela, com 15 pontos. Se vencer, e o Porto perder na rodada, a equipe lisboeta pode até assumir a ponta no dia 12 de janeiro, quando haverá confronto direito no estádio José Alvalade.

Os holofotes, do time que conta com o goleiro Renan Ribeiro, ex-Atlético Mineiro e São Paulo, com o volante Wendel, ex-Fluminense, e o atacante Raphinha, ex-Avaí, deverão estar voltados para o meia Miguel Luís, de 19 anos, que garantiu a vitória sobre o Belenenses por 2 a 1, ao marcar primeiro gol no Português.

O Benfica, que começou a rodada na segunda posição e caiu dois lugares, anunciou nesta quinta-feira a saída do técnico Rui Vitória, que, segundo a imprensa local, pediu demissão. A equipe, após a derrota para o Portimonense por 2 a 0, receberá neste domingo o Rio Ave, 11º na tabela.

O comando interino dos Encarnados será do treinador da equipe B, Bruno Lage, que não poderá contar com o atacante brasileiro Jonas, que foi expulso em Portimão. O ex-Santos e Grêmio, apesar de também ter alcançado a marca de cinco cartões amarelos, só pegará um jogo de suspensão.

Também no domingo, o Braga, terceiro colocado na tabela de classificação, jogará em seus domínios com o Boavista, que é o 13º. Curiosamente, na vitória sobre o Marítimo, os torcedores arsenalistas chamaram a atenção por protestos, contra a violência policial e o horário dos jogos, o que deve render punição ao clube.

"Líder" do segundo pelotão, o Vitória de Guimarães, quinto colocado, com 25 pontos, visitará neste sábado o Belenenses, que está em oitavo, com três pontos a menos. O Moreirense, sexto, também com 25 pontos, receberá neste domingo o Desportivo Aves, vice-lanterna.

A rodada será aberta neste sábado com apenas uma partida, em que o Marítimo, que ocupa o 15º lugar, jogará em seus domínios com o Portimonense, que é o sétimo.

Programação da 16ª rodada do Campeonato Português:.

Sábado.

Marítimo - Portimonense.

Domingo.

Belenenses - Vitória de Guimarães.

Feirense - Santa Clara.

Vitória de Setúbal - Chaves.

Benfica - Rio Ave.

Braga - Boavista.

Segunda-feira.

Moreirense - Desportivo Aves.

Tondela - Sporting.

Porto - Nacional. EFE