Topo

Clasura mexicano começa nesta sexta-feira com Cruz Azul buscando fim de jejum

03/01/2019 15h35

Cidade do México, 3 jan (EFE).- Menos de um mês após o título do América no Torneio Apertura, o Torneio Clausura do Campeonato Mexicano terá início nesta sexta-feira, com o Cruz Azul protagonizando um dos primeiros jogos, após ser mantido o jejum de 21 anos sem título nacional.

No dia 16 de dezembro, os 'Águilas' levaram a melhor sobre os 'Cementeros' por 2 a 0, graças a dois gols do zagueiro mexicano Edson Álvarez, em jogo que aconteceu no estádio Azteca, palco das duas partidas da final. Na ida, houve empate sem gols.

O Cruz Azul havia conseguido o primeiro lugar no geral na fase inicial, e passou por Querétaro e Monterrey, antes de ser batido na decisão. O clube buscava encerrar uma seca de títulos iniciada no Torneio de Inverno da temporada 1997.

A equipe comandada pelo português Pedro Caixinha estreará nesta sexta-feira, em visita ao Puebla. As duas novidades são o volante mexicano Orbelín Pineda, que veio do Chivas Guadalajara, e o atacante Jonathan Rodríguez, ex-Santos Laguna. Já os atacantes chilenos Felipe Mora e Martín Rodríguez foram para o Pumas.

Ainda nesta sexta-feira, pouco antes do vice-campeão atuar, Morelia e Toluca abrirão a competição. No Apertura, os dois times disputaram vaga nas quartas de final, e só os visitantes desse próximo encontro, conseguiram passar.

O jogo deverá ter em campo o primeiro de oito brasileiros que constam, até o momento, na lista de jogadores das equipes participantes, o meia William da Silva, ex-Palmeiras, que joga no Toluca, depois de ter passado por Querétaro e América.

No mercado de transferências para o Clausura, dois representantes dos pentacampeões mundiais desembarcaram no México, o zagueiro Fabrício, ex-Flamengo e Palmeiras, além do meia Nenê Bonilha, ex-Corinthians e Fortaleza, que reforçarão o Veracruz.

Os 'Tiburones' estrearão neste domingo, em visita ao Pumas. No mesmo dia, duelarão o Lobos BUAP, do atacante Yago, ex-Athletico Paranaense, e o Santos Laguna, do zagueiro Dória, ex-Botafogo e São Paulo.

No sábado, o Querétaro, do atacante Everaldo, ex-Figueirense e Atlético Goianiense, e do meia Augusto César, ex-Internacional, receberá o Atlas. Já o Tigres, do volante Rafael Carioca, ex-Grêmio e Atlético Mineiro, que perdeu o zagueiro e capitão Juninho, que se aposentou, vai até a casa do León.

Atual campeão, o América teve o jogo com o Necaxa, marcado para acontecer no estádio Azteca, ser adiado para o dia 8 de março. A equipe deve ir para a competição desfalcado do meia mexicano Diego Lainez, um dos destaques da temporada passada, que negocia com o Ajax.

Programação da primeira rodada do Torneio Clausura do Campeonato Mexicano:.

Sexta-feira.

Morelia - Toluca.

Puebla - Cruz Azul.

Sábado.

Querétaro - Atlas.

Monterrey - Pachuca.

León - Tigres.

Chivas Guadalajara - Tijuana.

Domingo.

Pumas - Veracruz.

Lobos BUAP - Santos Laguna. EFE