Rali Dacar começa na segunda mais curto mas com números impressionantes
Fernando Gimeno.
Lima, 2 jan (EFE).- O Rali Dacar terá a edição mais curta de sua história, em 2019, mas, a partir desta segunda-feira, quando terá início, continuará ostentando o título de maior competição de esportes a motor do mundo, como comprova os seguintes números:
534 PARTICIPANTES.
O fato da prova acontecer em apenas um país, o Peru, pela primeira vez na história, com apenas dez etapas, não desestimulou os pilotos. Houve acréscimo de 1,7%, com relação aos 525 inscritos que largaram no ano passado. Além disso, há 17 mulheres, apenas 3,2% do total, mas, o maior número já registrado.
61 NACIONALIDADES.
A caravana do Dacar será uma verdadeira Torre de Babel, com diversos idiomas diferentes. Estarão representados quase um terço dos países do mundo. A França, onde nasceu a competição, que antes começava na Europa e partia em direção à África, lidera a lista.
337 VEÍCULOS.
Na linha de largada, em Lima, estarão 138 motos, 96 carros, 41 caminhões, 33 utilitários (UTVs) e 29 quadriciclos.
5.000 QUILÔMETROS.
É a distância que os participantes percorrerão nesta edição, com largada e chegada na capital peruana. Deste total, 3 mil quilômetros serão cronometrados. O restante diz respeito ao deslocamento entre as diferentes áreas de competição.
1.693 METROS DE ALTITUDE.
É a elevação de Duna Grande, formação mais desértica do Peru e segunda do mundo, localizada nos arredores de Nasca. Lá os pilotos subirão na segunda e nona etapa, em deslocamentos de Pisco e San Juan de Marcona, e vice-versa.
1.200 HORAS DE TRANSMISSÃO.
É o somatório do tempo de exibição que cerca de 70 emissoras de televisão, com alcance de 190 países, farão do Dacar, durante os dias de competição. A audiência potencial é de, pelo menos, 1 bilhão de telespectadores.
8 HELICÓPTEROS.
É o número utilizado pela organização para conseguir alcançar qualquer ponto do percurso. Dois são usados para conferir o desenvolvimento da prova, três para captar imagens aéreas para a televisão e outros três para assistência médica e socorro de pilotos acidentados.
70.000 REFEIÇÕES.
São as porções divididas entre café da manhã, almoço e jantar durante dez dias de competição, nos diferentes acampamentos montados para a caravana do Dacar, em que viajam cerca de 3 mil pessoas entre participantes, mecânicos, engenheiros, jornalistas e funcionários da organização.
100 TONELADAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS.
É a quantidade aproximada de lixo que será recolhida durante o rali nos acampamentos de pernoite, e nas áreas destinadas a espectadores, ao longo de todo o percurso.
15.000 TONELADAS DE DIÓXIDO DE CARBONO.
É a marca ambiental que o Dacar gera a cada ano, com a compensação da emissão, que serão doados para projetos de conservação da Amazônia peruana, na região de Madre de Deus, altamente afetada pela mineração ilegal de ouro nos rios e no Parque Nacional da Cordilheira Azul. EFE
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