Topo

Braga vence Marítimo, vê Benfica tropeçar e assume provisoriamente o 2º lugar

02/01/2019 20h16

Redação Central, 2 jan (EFE).- O Braga venceu nesta quarta-feira o Marítimo por 2 a 0, dentro de casa, e saltou de maneira provisória para a segunda colocação do Campeonato Português, que é liderado pelo Porto, graças a derrota do Benfica em visita ao Portimonense, graças a dois gols contra.

Os Arsenalistas foram ágeis para decidir o duelo com a equipe da Ilha da Madeira. Aos 8 do primeiro tempo, o zagueiro Raul Silva, ex-Paysandu e Ceará, abriu o placar. Cinco minutos depois, o atacante português Wilson Eduardo deu números finais ao duelo.

Ao todo, 12 brasileiros estiveram em campo em algum momento no Estádio Municipal de Braga, sete deles pelos donos da casa, que, com o resultado, alcançaram a marca de 33 pontos, um a mais que o Benfica, e dois a mais que o Sporting, que receberá amanhã o Belenenses.

Derrotado, o Marítimo segue estacionado na marca de 11 pontos, ocupando a 16ª e antepenúltima posição do Português.

Os Encarnados, que começaram a rodada na vice-liderança, acabaram derrotados pelo Portimonense por 2 a 0. Os gols do jogo foram marcados pelo zagueiro português Ruben Dias, aos 12, e pelo zagueiro brasileiro Jardel, aos 38, ambos contra as próprias redes.

Outro que teve noite infeliz no Estádio Municipal de Portimão foi o atacante Jonas, expulso aos 27 minutos da etapa complementar, ao receber segundo cartão amarelo, decorrente de dura entrada no goleiro Ricardo Ferreira. O árbitro Manuel Mota não chegou a visualizar o lance, e tomou a decisão graças ao VAR.

Ainda nesta quarta-feira, o Vitória de Guimarães desperdiçou chance, mesmo que momentânea, de se aproximar da zona de classificação continental, ao perder para o Nacional por 1 a 0, fora de casa. O atacante português João Camacho foi o artilheiro solitário da partida.

O Moreirense, por sua vez, saltou para o sexto posto, ao superar o Rio Ave, mesmo atuando como visitante, por 2 a 1. O atacante português Heriberto Tavares foi o nome do jogo, ao balançar a rede duas vezes. O atacante brasileiro Carlos Vinícius descontou.

O Tondela se afastou da zona de rebaixamento ao bater o Santa Clara, fora de seus domínios, por 2 a 1. O atacante português Pité marcou duas vezes, e o atacante brasileiro Fernando Andrade fez o gol de honra dos anfitriões.

Já o Boavista superou duas expulsões para vencer o Vitória de Setúbal por 1 a 0, graças a gol do atacante angolano Mateus, aos 13 do segundo tempo. Depois disso, o lateral-direito português Edu Machado e o zagueiro brasileiro Raphael Silva receberam cartões vermelhos. EFE