Topo

Com Sporting na cola, Porto defende liderança nesta sexta contra Portimonense

06/12/2018 16h23

Lisboa, 6 dez (EFE).- Com apenas dois pontos de vantagem para o Sporting, segundo colocado, o Porto defenderá a liderança do Campeonato Português nesta sexta-feira enfrentando o Portimonense no Estádio do Dragão, no jogo que marcará a abertura da 12ª rodada.

A equipe dirigida por Sergio Conceição soma 27 pontos, contra 25 dos 'Leões', que no domingo jogará contra o Desportivo Aves no estádio José Alvalade. Já o time da cidade de Portimão vem de três vitórias nas últimas cinco partidas pelo Português, mas ocupa apenas a 11ª colocação, com 14.

O Porto vem de encontrar dificuldade no clássico contra o Boavista, vencido com um gol de Hernâni nos acréscimos, mas antes disso se classificou para as oitavas de final da Liga dos Campeões por antecipação com o primeiro lugar do grupo D. Com isso, a visita ao Galatasaray na próxima terça-feira será apenas um amistoso de luxo.

Multado por ter sido expulso contra o Boavista, Sergio Conceição tem quase todos os jogadores à disposição. A exceção é o atacante Aboubakar, ainda em recuperação por uma grave lesão de joelho.

Já no Portimonense o principal desfalque será a chamada "lei do ex". O atacante Jackson Martínez, artilheiro do Português três vezes, todas com a camisa do Porto, não poderá estar em campo porque se machucou.

De olho na liderança e à espera de um tropeço do Porto, o Sporting jogará em casa contra o Desportivo Aves, que vem em 13º lugar. Nesse duelo, o treinador holandês Marcel Keizer não poderá contar com vários lesionados, entre eles o brasileiro Raphinha, o colombiano Fredy Montero, o argentino Rodrigo Battaglia e o macedônio Stefan Ristovski.

Já o Braga, que chegou a liderar a competição, mas caiu para terceiro, com 24 pontos. No sábado, os 'Arsenalistas' visitarão o Tondela, 15º colocado.

Desfalcado do zagueiro Ebuehi e do meia Salvio, o Benfica também jogará no sábado, contra o Vitória de Setúbal, no campo do adversário. Os 'Encarnados', donos da quarta posição do Português, estão em baixa na temporada devido à eliminação precoce na Liga dos Campeões, mas vêm de dois importantes triunfos, sobre o Feirense por 4 a 0, pelo campeonato nacional, e o Paços de Ferreira por 2 a 0, pela Taça da Liga.



Programação da 12ª rodada do Campeonato Português:.



Sexta-feira.

Porto - Portimonense.

Sábado.

Belenenses - Chaves.

Tondela - Braga.

Vitória de Setúbal - Benfica.

Domingo.

Nacional - Boavista.

Moreirense - Santa Clara.

Vitória de Guimarães - Rio Ave.

Sporting - Desportivo Aves.

Segunda-feira.

Feirense - Marítimo.