Topo

Cilic vence Pouille, e Croácia conquista Davis pela 2ª vez

25/11/2018 16h13

Paris, 25 nov (EFE).- A última edição da Copa Davis em seu formato atual, sem sede fixa e com partidas em melhor de cinco sets, foi conquistada neste domingo pela Croácia, que conquistou o segundo título de sua história com a vitória de Marin Cilic sobre Lucas Pouille no estádio Pierre Mauroy, em Lille.

Campeã em 2005, a equipe dos Bálcãs derrubou o time francês, que defendia o título, graças a uma grande atuação do número 7 do mundo. Cilic venceu Pouille por 3 a 0, com parciais de 7-6(3), 6-3 e 6-3, em 2h09min e somou o terceiro ponto dos visitantes.

O próprio Cilic fez 2 a 0 para a Croácia na sexta-feira ao derrotar Jo-Wilfried Tsonga, logo depois de Borna Coric levar a melhor sobre Jeremy Chardy. Nas três partidas de simples, a equipe anfitriã foi batida em sets diretos, e seu único ponto veio nas duplas, no sábado, quando Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut levaram a melhor sobre Mate Pavic e Ivan Dodig.

Com esses resultados, sequer foi necessária a realização do quinto jogo, entre Coric, 12º colocado do ranking, e Tsonga, que já foi o quinto melhor do circuito, mas atualmente, após um longo período afastado por problemas físicos, vem apenas em 259º

Esta é a última edição da Davis em seu formato tradicional, iniciado em 1900. Em agosto deste ano, a Federação Internacional de Tênis (ITF) decidiu que a partir de 2019 a competição se transformará em um evento de duas semanas de duração.

A fase final terá 18 países, que se enfrentarão durante uma semana em sede neutra, em confrontos de apenas três jogos, em vez dos cinco atuais, e todos em melhor de três sets, e não mais cinco.