PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Portugal empata com a Polônia em "amistoso de luxo" pela Liga das Nações

20/11/2018 20h06

Redação Central, 20 nov (EFE).- Classificada para as semifinais de maneira antecipada, a seleção de Portugal encerrou a campanha na fase de grupos da Liga das Nações com um empate com a rebaixada Polônia em 1 a 1 nesta terça-feira no estádio Dom Afonso Henriques, na cidade de Guimarães.

O grupo 3 da Liga A, a primeira divisão do novo torneio entre seleções da Uefa, já estava definido. A atual campeã da Eurocopa já havia garantido a liderança da chave e a consequente vaga nas semifinais e fechou a etapa com oito pontos, três a mais que a Itália, segunda colocada. Os poloneses não obtiveram uma vitória sequer e caíram para a Liga B com dois.

A equipe lusitana espera agora o sorteio do chaveamento, que acontecerá no próximo dia 3, em Dublin, e terá a vantagem de disputar o mata-mata em casa. Guimarães receberá uma das semifinais e a disputa pelo terceiro lugar, enquanto a outra semi e a decisão ocorrerão no Estádio do Dragão, no Porto.

No jogo desta terça, Portugal saiu à frente com um gol aos 35 minutos do primeiro tempo. Renato Sanches bateu escanteio fechado da esquerda, André Silva desviou e empurrou para a rede.

O empate veio aos 21 minutos da etapa final, quando Danilo Pereira cometeu pênalti em Milik e foi expulso. O próprio centroavante do Napoli fez a cobrança e deixou tudo igual.

Após Ucrânia, Dinamarca e Bósnia, a última seleção a garantir o acesso para a elite da Liga das Nações foi a Suécia, que nesta terça derrotou a Rússia por 2 a 0 na Friends Arena, em Solna, próximo a Estocolmo. A anfitriã da última Copa jogava pelo empate, mas sofreu gols de Lindelöf, aos 41 minutos da etapa inicial, e de Berg, aos 27 do segundo tempo, e continuará na Liga B.

As duas seleções ficaram empatadas em sete pontos no grupo 2, mas os suecos levaram a melhor no confronto direto, pois no primeiro turno houve empate em 0 a 0 em Kaliningrado. A Turquia, com três pontos, caiu para a terceira divisão.

No Hampden Park, em Glasgow, Israel precisava de um empate para subir para a Liga B, mas foi derrotado pela Escócia por 3 a 2. A seleção da casa foi a nove pontos, três a mais que o adversário, enquanto a Albânia, lanterna do grupo 1, jogará a quarta divisão na próxima edição da Liga das Nações.

No grupo 4, quem subiu foi a Sérvia, que garantiu o acesso ao golear a rebaixada Lituânia, sem ponto algum, por 4 a 1 em Belgrado e chegar a 14 pontos. A Romênia até fez sua parte na última rodada ao vencer Montenegro por 1 a 0 em Podgorica, mas ficou com 12.

As outras duas seleções a trocaram a Liga C pela B foram a Finlândia, promovida no último domingo, e a Noruega, garantida ontem.

Em confronto direto pelo grupo 3 da Liga D, Kosovo precisava de um empate com o Azerbaijão em Pristina para ir à 'terceirona', mas não se limitou a jogar com o regulamento e goleou por 4 a 0. Geórgia, Belarus e Macedônia já haviam subido.

Esporte