Topo

Em prova caótica, Dovizioso vence GP da Comunidade Valenciana de MotoGP

18/11/2018 13h21

Valência (Itália), 18 nov (EFE).- O italiano Andrea Dovizioso, da Ducati, venceu neste domingo pela quarta vez na temporada, no Grande Prêmio da Comunidade Valenciana, na Espanha, de MotoGP, marcado por forte temporal, que provocou diversas quedas e até a suspensão momentânea da prova.

Com o vice-campeonato garantido, o dono da moto 04 mostrou sede de bom resultado e desbancou na reta final da corrida o espanhol Álex Rins, da Suzuki, que chegou em segundo; e o compatriota italiano Valentino Rossi, da Yamaha, que acabou perdendo rendimento e ficando apenas em 13º.

O pódio da prova foi completado pelo espanhol Pol Espargaró, da KTM, que chegou a abandonar a prova instantes antes da interrupção pelas condições climáticas, mas, como foram considerados os tempos apenas até a volta 13, conseguiu voltar e alcançar a melhor posição da carreira.

O italiano Michele Pirro, da Ducati, surpreendeu e chegou em quarto lugar, uma posição a frente do espanhol Dani Pedrosa, da Honda, que se despediu hoje da MotoGP, em que foi três vezes vice-campeão, em 2007, 2010 e 2012.

Campeão mundial por antecipação, o espanhol Marc Márquez, também da Honda, abandonou a corrida ainda antes da interrupção pela chuva, por causa de uma queda. Outro que não completou foi o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, da Marc VDS Honda.

Na Moto2, o vencedor foi o português Miguel Oliveira, da Red Bull KTM Ajo, que já tinha garantido o vice da temporada. Os espanhóis Iker Lecuona, da Interwetten KTM, e Álex Márquez, da Marc VDS Kalex, completaram o pódio. O italiano Francesco Bagnaia, da VR46 Kalex, que já havia garantido o título, não concluiu a corrida.

Já na Moto3, o turco Can Öncü, da Red Bull KTM Ajo, cruzou em primeiro logo na estreia na categoria. Além disso, se tornou o mais jovem ganhador do Mundial de Motovelocidade, com 15 anos, 3 meses e 20 dias, superando o britânico Scott Redding, que, em 2008, venceu o GP da Inglaterra, com 15 anos, 5 meses e 18 dias.

Campeão da temporada, o espanhol Jorge Martín, da Gresini Honda, terminou na segunda posição, e o britânico John McPhee, da CIP KTM, em terceiro.