Topo

Com apoio de tenistas, ATP lança oficialmente a Copa do Mundo por equipes

De Londres, na Inglaterra

15/11/2018 13h59

A ATP Cup foi lançada nesta quinta-feira (15) pela entidade responsável pelo circuito profissional masculino de tênis, como nova versão da Copa do Mundo por equipes, com apoio da maioria dos principais nomes da modalidade, incluindo o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo.

O torneio será disputado entre 3 e 12 de janeiro de 2020, em três cidades australianas, que serão reveladas em março do próximo ano. Ao todo, serão 24 países participantes, divididos em seis grupos de quatro. A premiação total alcançará os US$ 15 milhões (R$ 56,8 milhões).

Além disso, serão distribuídos 750 pontos no ranking aos campeões, segundo divulgado a ATP, durante a apresentação feita na O2 Arena, em Londres, onde está sendo realizado o ATP Finals.

Cada duelo da competição será definido em três confrontos, dois de simples e um de duplas. Os jogos serão com o formato tradicional, de melhor de três sets.

O torneio remonta, embora com muitas diferenças o torneio por equipes que era disputado de Düsseldorf, na Alemanha, realizado entre 1978 e 2012, antes do período reservado a Roland Garros, o segundo Grand Slam da temporada.

O sérvio Novak Djokovic participou do lançamento, integrando a mesa de autoridades, como representante dos jogadores, ao lado de Chris Kermode, presidente-executivo da ATP, e Craig Tiley, presidente da Federação de Tênis da Austrália, e diretor do Aberto da Austrália.

"Jogamos 90% do tempo de forma individual, não temos muitos torneios por equipe. É uma imensa honra representar ao meu país e um grande privilégio vestir as cores da minha nação", afirmou o atual número 1 do mundo.


O suíço Roger Federer, o americano John Isner, o alemão Alexander Zverev, o austríaco Dominic Thiem, o grego Stefanos Tsitsipas, o britânico Kyle Edmund, o australiano Alex de Miñaur e o russo Karen Khachanov, por meio de vídeos, também exaltaram a iniciativa.

A realização da ATP Cup vem batendo de frente com nova Copa Davis, organizada pelo Grupo Kosmos, que pertence ao jogador espanhol de futebol Gérard Piqué, que terá primeira fase disputada em fevereiro e a etapa decisiva em fevereiro.

O zagueiro do Barcelona, e Albert Costa, diretor da etapa final da competição, se reuniram com integrantes da Federação Internacional de Tênis e da ATP, em Londres, para tentar solucionar a questão das datas, que vem sofrendo críticas dos tenistas, por acontecer em período já reservado para as férias.

"Todas as conversas estão abertas", desconversou Kermode, ao ser questionado sobre o assunto.