Topo

Arsenal vai ao mata-mata da Liga Europa; Leverkusen e Zurique passam juntos

08/11/2018 20h37

Redação Central, 8 nov (EFE).- Mesmo com seu primeiro tropeço na fase de grupos desta edição da Liga Europa, um empate em 0 a 0 com o Sporting no estádio José Alvalade, o Arsenal se garantiu na fase de 16 avos de final com duas rodadas de antecipação, feito também realizado por Bayer Leverkusen e Zurique.

Em uma partida sem muita emoção em Lisboa, os 'Gunners' estiveram perto de fazer um gol nos instantes finais, aos 42 minutos da etapa final. Depois de um passe errado para trás, Mathieu e Coates bateram cabeça, e Aubameyang invadiria a área livre, mas foi derrubado pelo zagueiro holandês, que foi expulso.

Com um a mais por pouco tempo, o Arsenal perdeu os 100% de aproveitamento, mas foi a 10 pontos e só pode ser alcançado pelo próprio Sporting, segundo colocado do grupo E, com sete pontos. Qarabag e Vorskla Poltava têm três pontos cada.

Mesmo jogando na Ucrânia, o campeão do Azerbaijão obteve a primeira vitória nesta edição da Liga Europa ao bater o Vorskla, do lateral-esquerdo Artur, ex-Internacional, e do atacante Nicolas Careca, emprestado pelo Grêmio, por 1 a 0. Quem balançou a rede foi Abdullayev, de pênalti, aos 13 minutos do primeiro tempo.

O Bayer Leverkusen derrotou o Zurique por 1 a 0 na BayArena e confirmou vaga na próxima fase junto com o adversários. Os dois times têm nove pontos cada, enquanto Ludogorets e AEK Lanarca, do Chipre, têm apenas dois.

Com Wendell entre os titulares e Paulinho entrando no decorrer do duelo, quem garantiu a vitória do Leverkusen foi Jedvaj, que aproveitou cobrança de escanteio de Brandt e, livre, marcou de cabeça, aos 15 minutos da segunda etapa.

O Ludogorets, com nada menos que sete brasileiros, incluindo o experiente meia-atacante Marcelinho, naturalizado búlgado, empatou com o AEK Lanarca em 0 a 0 em casa, na cidade de Razgrad.

Já o grupo F tem apenas uma definição, a eliminação do Dudelange, de Luxemburgo, que ainda não pontuou. Quem encabeça a chave, com oito pontos, é o Betis, que empatou com o Milan em 1 a 1 no Benito Villamarín e continua um ponto à frente dos 'Rossoneri'. O Olympiacos é terceiro colocado, também com sete pontos.

A equipe anfitriã fez 1 a 0 na cidade de Sevilha aos 12 minutos da etapa inicial. A bola foi de pé em pé no ataque até Junior Firpo cruzar a meia altura da esquerda e Lo Celso emendar de primeira e balançar a rede do goleiro Pepe Reina.

O empate aconteceu aos 17 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta de Suso. O espanhol levantou da direita, perto do bico da área, ninguém desviou e a bola entrou diretamente no gol defendido por Pau López.

Em Pireu, o artilheiro da noite foi Fortounis, com dois gols. Torosidis, Christodoulopoulos e Fetfatzidis também marcaram para o time grego, e Sinami fez o de honra do representante de Luxemburgo.

No estádio Matmut Atlantique, na cidade de Bordeaux, os donos da casa abriu vantagem aos 35 minutos do primeiro tempo, com gol de pênalti de Kamano, e se manteve à frente até os 27 da etapa final, quando Zabolotny marcou para o Zenit São Petersburgo e selou o empate em 1 a 1.

Foi o primeiro ponto somado pelo time do zagueiro da seleção brasileira Pablo, que ainda tem chances de remotas de passar de fase no grupo C. O Zenit aparece no topo da tabela da chave, com oito pontos, um a mais que o Slavia Praga, que ficou no 0 a 0 com o Copenhague na República Tcheca. A equipe dinamarquesa é terceira, com cinco.

O Celtic ganhou sobrevida no torneio ao vencer o RB Leipzig por 2 a 1 em Glasgow. Tierney abriu o placar para o atual heptacampeão escocês aos 11 minutos de bola rolando. Augustin empatou aos 33 do segundo tempo, mas um minuto depois Edouard marcou o segundo dos donos da casa.

As duas equipes têm seis pontos cada, mas o time alemão está à frente, em segundo lugar, no confronto, porque na rodada anterior venceu por 2 a 0 em Leipzig. O líder do grupo, com 100% de aproveitamento, é o Red Bull Salzburg, que goleou o Rosenborg por 5 a 2 na Noruega.

Curiosamente, apesar dos 12 pontos, a equipe austríaca ainda não está classificada, mas precisa apenas de um ponto nas duas rodadas finais. Se for derrotada nos dois compromissos, corre o risco de um tríplice empate. Pelo mesmo motivo, o representante norueguês ainda não está eliminado.

Outro que venceu suas quatro partidas é o Dínamo de Zagreb, que, ao contrário do Salzburg, já confirmou vaga na fase de 16 avos de final. O time croata bateu o Spartak Trnava, da Eslováquia, por 3 a 1 como mandante e foi a 12 pontos no grupo D, contra três do adversário, que vem em terceiro.

A vice-liderança da chave, com sete pontos, é do Fenerbahçe, que mais cedo fez 2 a 0 sobre o Anderlecht, lanterna, com apenas um ponto, e já sem chances de classificação. O duelo foi realizado em Istambul.