Topo

Nadal desiste em Paris e deixará topo do ranking; Federer avança sem jogar

31/10/2018 17h55

Paris, 31 out (EFE).- O espanhol Rafael Nadal desistiu nesta quarta-feira de participar do Masters 1000 de Paris minutos antes do jogo de estreia e deixará a liderança do ranking na semana que vem, abrindo espaço para a volta do sérvio Novak Djokovic ao topo, enquanto o suíço Roger Federer se colocou nas oitavas de final mesmo sem jogar.

O espanhol, que não entra em quadra desde as semifinais do US Open, em que desistiu do jogo contra o argentino Juan Martín del Potro devido a uma contusão no joelho direito, faria o retorno hoje, 55 dias depois. Entretanto, sofreu uma lesão abdominal e teve que adiar a volta.

"Nestes dias, tenho me sentido bem, mas comecei a sentir dores abdominais, principalmente na hora de sacar, e o médico me recomendou não jogar", declarou Nadal em pronunciamento à imprensa na capital francesa.

Enquanto o 'Touro Miúra' avançou até as semifinais no ano passado, Djokovic não tinha pontos a defender, já que não participou do torneio em 2017. Com isso, o sérvio voltará à liderança do ranking após dois anos.

Eliminado no qualifying, o tunisiano Malek Jaziri herdou a vaga de Nadal, estreou na chave principal já na segunda rodada e se colocou entre os 16 melhores ao derrotar o também espanhol Fernando Verdasco por 2 sets a 1, com parciais de 7-6(5), 1-6 e 6-3.

O próximo adversário de Jaziri será o atual campeão e 16º cabeça de chave, o americano Jack Sock, que derrotou o francês Richard Gasquet por 2 a 0, com um duplo 6-3.

Já Federer, que estrearia hoje, passou de fase sem precisar entrar em quadra por causa da desistência do canadense Milos Raonic, que, ao contrário de Nadal, não foi substituído na chave porque disputou a primeira rodada, em que deixou o também francês Jo-Wifried Tsonga pelo caminho.

Nas oitavas, o suíço jogará contra outro tenista que venceu por W.O., o italiano Fabio Fognini, que avançou devido à desistência do húngaro Marton Fucsovics.

O alemão Alexander Zverev, número 5 do mundo, venceu pela primeira vez no Masters 1000 de Paris. O quarto cabeça de chave bateu o americano Frances Tiafoe com um duplo 6-4 e jogará contra o argentino Diego Schwartzman, que derrotou o espanhol Feliciano López por 2 a 1 (6-4, 3-6, 7-5).

Três dos quatro tenistas que brigam pelas duas últimas vagas no ATP Finals venceram hoje - o outro postulante, o croata Marin Cilic, já havia passado de fase ontem. O americano John Isner eliminou o cazaque Mikhail Kukushkin e jogará contra o russo Karen Khachanov, enquanto o japonês Kei Nishikori ganhou do francês Adrian Mannarino e terá pela frente o sul-africano Kevin Anderson. Já o austríaco Dominic Thiem derrubou Gilles Simon, também da França, e vai encarar o também croata Borna Coric ou o também russo Daniil Medvedev.