Topo

Taiwan fará referendo para não ser chamado de Taipé Chinês em Tóquio 2020

09/10/2018 14h00

Taiwan, 9 out (EFE).- Taiwan realizará um referendo para mudar o nome do país nos Jogos Olímpicos de 2020 e outras competições internacional, que atualmente é Taipé Chinês, anunciou o Comitê Central Eleitoral (CCE).

A consulta será realizada no dia 24 de novembro, mesmo dia das eleições locais, e foi aprovada depois que seus idealizadores reuniram quase meio milhão de assinaturas, superando as 281.745 exigidas.

A China manifestou seu mal-estar com a proposta, taxando-a de independentista, embora na ilha os organizadores do pleito garantam que só querem que os taiwaneses participem dos eventos com o nome real do lugar de onde são oriundos.

A pergunta do referendo será: "Você concorda que Taiwan deveria usar o nome 'Taiwan' para participar dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, e em todos os demais eventos esportivos internacionais?".

A Administração de Esportes e o Comitê Olímpico de Taipé Chinês (COTC) disseram que respeitarão o resultado da consulta, mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) enviou uma carta ao CTOC em maio lembrando que o nome da equipe já foi pactuado em 1981.