Topo

Dacar será sede dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2022

08/10/2018 15h41

Buenos Aires, 8 out (EFE).- Os Jogos Olímpicos da Juventude de 2022 serão sediados no Dacar, a capital do Senegal, conforme anunciou o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta segunda-feira em Buenos Aires.

Esta edição representará o primeiro evento olímpico realizado na África e deve ocorrer nos meses de maio e junho. A candidatura da capital senegalesa, que já tinha sido proposta como sede pela Comissão Executiva do COI em setembro, venceu as candidatas de Botsuana, Nigéria e Túnísia.

O presidente do Senegal, Macky Sall, liderou a ampla delegação do país para a apresentação da candidatura. Ao expor o projeto aos integrantes do COI, o governante afirmou que há um "plano social e econômico emergente". Destacou ainda que "a juventude é o coração desse plano".

Sall prometeu a conclusão de um estádio olímpico com capacidade para 50 pessoas em Dacar, que terá como outras sedes as cidades de Diamnadio e Saly.

"Estamos honrados. Sua decisão não tem precedentes na história dos Jogos Olímpicos", afirmou o governante durante a eleição, realizada na 133ª sessão do COI em Buenos Aires, cidade que sedia a atual edição dos Jogos da Juventude desde sábado até 18 de outubro.

Os Jogos Olímpicos da Juventude de 2022 devem ser disputados nos meses de maio e junho, já que se trata da época de seca e, portanto, de menor possibilidade de doenças tropicais como malária, zika e dengue.

"Há um risco muito baixo de doenças tropicais, segundo a informação de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros", garantiu um dos membros do COI, o turco Ugur Erdener.

"É a vez da África", afirmou o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, ao destacar a qualidade "a longo prazo" do programa que o Senegal apresentou e a "estabilidade política" do país.