Topo

Márquez pode ficar a uma vitória do título da MotoGP caso vença na Tailândia

04/10/2018 18h58

Buriram (Tailândia), 3 out (EFE).- O espanhol Marc Márquez, da Honda, irá neste fim de semana, no Grande Prêmio da Tailândia, atrás da primeira de duas vitórias que garantirão o título da MotoGP, em que os italianos Andrea Dovizioso, da Ducati, e Valentino Rossi, da Yamaha, ainda sonham com a taça.

O líder da competição de que foi quatro vezes campeão, está na ponta da tabela com 246 pontos, 72 a frente do vice-líder, Dovizioso, e 87 distante do Doutor. O espanhóis Jorge Lorenzo, da Ducati, e Maverick Viñales, da Yamaha, com 130 pontos, têm chances quase zeradas de arrancarem e serem campeões.

No Circuito Internacional de Buriram, estreante na categoria, Márquez vai atrás de reduzir a distância de 46 pontos rumo ao título da competição, que parece cada vez mais próximo, em meio a uma sequência de sete pódios, iniciada com o segundo lugar no Grande Premio da Catalunha.

Nestas provas mais recentes, o piloto espanhol acumulou três vitórias, três segundos lugares e um terceiro, e abriu larga vantagem para os demais competidores, se aproveitando, principalmente, da queda de rendimento de Rossi, que foi vice-líder durante boa parte da temporada.

O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, da Marc VDS Honda, por sua vez, vai em busca de pontuar pela terceira vez seguida, depois do 12º lugar em San Marino, e do 11º em Aragón. O piloto também buscará melhorar da 16º colocação na tabela, em que tem 31 pontos.

Na Moto2, o italiano Francesco Bagnaia, da VR46 Kalex, defenderá a liderança da competição, com 234 pontos. O primeiro colocado é seguido de perto pelo português Miguel Oliveira, da Red Bull KTM Ajo, que tem 215.

Já a Moto3 é a categoria com disputa mais aberta, com o espanhol Jorge Martín, da Gresini Honda, liderando com 190 pontos, seguido pelos italianos Marco Bezzecchi, da Prüstel KTM, que tem 178, Fabio Di Giannantonio, também da Gresini Honda, que aparece com 150, e Enea Bastianini, da Leopard Honda, que tem 133.

O circuito de Buriram, onde será disputado o GP da Tailândia, foi inaugurado em 2014 e tem um traçado de 4.554 metros. Há três anos, a pista recebe etapa do Campeonato Mundial de Superbikes.